Obras Literárias

03/04/2014 - Obras Literárias
CHEFS: CAFÉ
05/02/2013 - Obras Literárias
101 Razões Para Tomar Café, de Darcy Roberto Lima
05/02/2013 - Obras Literárias
Eu Amo Café - Mais de 100 Bebidas com Café, de Susan Zimmer
05/02/2013 - Obras Literárias
História do Café, de Ana Luiza Martins
05/02/2013 - Obras Literárias
Guia do barista — Da origem do café ao espresso perfeito

Café Editora, 195 páginas

Obras Literárias
Aroma de Café - Guia Prático para Apreciadores de Café, de Luiz Norberto DPaschoal
Obras Literárias
CAFÉ – UM GUIA DO APRECIADOR

Autoria: Francisco Alberto Pino e Celso Luis Rodrigues Vegro
Editora: Saraiva

Este livro ressalta a importância e o prazer desta bebida, sua história, os hábitos milenares, os estudos médicos, a agronomia da planta de café e o preparo da xícara. Ele oferece também um olhar voltado aos cuidados com a compra e a escolha dos melhores cafés, das embalagens mais apropriadas e as formas de preparo. Este guia vai ajudar o leitor a reconhecer e consumir um café de qualidade, além de ser uma literatura de uso prático, focado exclusivamente para os amantes de café. É um material que serve para o treinamento e a capacitação dos colaboradores da indústria de café, principalmente aos ingressantes nesta onda de cafés finos specialty com qualidade.

 

Obras Literárias
A FAZENDA DE CAFÉ

Autoria: Antônio Carlos Robert Moraes
Editora: Atica


Um passeio pelo Vale do Paraíba, em 1881, visitando uma fazenda de café: eis o cenário desta obra. O cultivo e a expansão desse produto no Brasil atravessaram algumas fases históricas bem definidas. No começo da década de 1880, a produção do Vale viveu seus últimos anos de abundância. Na década seguinte, a região dos "barões do café" já estava em franca decadência, superada pelo Oeste paulista. Saíam os anarquistas-escravocratas e entravam os republicanos-abolicionistas. Ao acompanhar o confronto entre esses dois grupos, o leitor será levado a refletir sobre a expansão da cultura cafeeira no Brasil e compreenderá também como e por que o café foi e ainda é um importante produto na economia brasileira.

 

Obras Literárias
BARÕES DO CAFÉ

Autoria: Sheila de Castro Faria
Editora: Atual


O livro faz parte da coleção "A vida no tempo da corte", que apresenta, de modo interessante e por uma perspectiva original, um panorama do prestígio e da decadência dos ricos cafeicultores escravistas do período imperial do Brasil (1822-1889), a maioria deles proprietários de terras no Vale do Rio Paraíba do Sul. Apoiada na análise de documentos (inventários, testamentos, relatos de viagens, anúncios de jornais, dados demográficos de várias cidades, etc.) escolhidos especialmente para o desenvolvimento do tema tratado, a autora aponta os caminhos iniciais do café pelo Brasil e se detém especificamente no Vale do Paraíba. Para fechar o livro a autora comenta a decadência dos barões escravistas, ocorrida justamente em razão das leis abolicionistas e simbolizada no estado de abandono em que se encontram até hoje muitas das cidades dessa região, as quais, no período glorioso dos ricos cafeicultores, foram majestosas.

 

Obras Literárias
ARQUITETURA DO CAFÉ

Autoria: André Argollo
Editora: Unicamp


Percorre-se a história do café e das fazendas, as técnicas que se refletiam no projeto, as varias tarefas que demandavam arquitetura própria também. E, é claro, desvendam-se as tendências e as diretrizes sociais e econômicas que se refletem na arquitetura e na grandiosa obra textual e iconográfica que lhe deu vida.