CAFÉS PREMIADOS, DESSA VEZ, TAMBÉM SERÃO AVALIADOS POR GRUPO DE CONSUMIDORES

Neste mês de agosto, a ABIC anunciou o 12º Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café. Após 11 anos de sucesso, a entidade traz algumas inovações para a atual edição com o fim de expandir seu conceito principal, que é oferecer aos brasileiros os melhores cafés do Brasil.
Nesta 12ª edição, o Concurso ABIC vai selecionar os melhores cafés produzidos nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Bahia e Espírito Santo, oriundos dos seus respectivos concursos estaduais. Serão escolhidos 10 lotes finalistas que, neste ano, serão avaliados não somente por um Júri Técnico de provadores e especialistas, atribuindo aos cafés suas notas de Qualidade Global com o uso da metodologia de analise sensorial do PQC – Programa de Qualidade do Cafe da ABIC. A grande novidade deste 12º Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café é inclusão da avaliação de um Grupo de Consumidores convidado entre o público que gosta e consome café. Esse grupo também vai degustar os cafés participantes, também dando sua nota para a qualidade na xícara.A participação dos consumidores na avaliação final dos cafés finalistas tempor objetivo difundir as características de qualidade do café, educar para o consumo e contribuir para a sua ampliação, com a melhoria contínua da qualidade do café. Serve também para demonstrar que o café é uma bebida de preferência nacional e que a boa qualidade está ao alcance de todos os públicos. Além disso, é um reconhecimento e uma homenagem da ABIC aos consumidores brasileiros, que consomem 40% da safra anual do grão, fazendo-o presente em 98% dos lares do país e representando um consumo médio de 81 litros por habitante/ano.

As notas do Júri Técnico e do Grupo de Consumidores para os 10 cafés finalistas, terão pesos distintos, mas esta será a primeira vez que o gosto dos consumidores será levado em consideração na avaliação dos lotes de café de um concurso:
- Os brasileiros gostam do café e estão acompanhando a melhora contínua da qualidade da bebida, com uma oferta de cafés diferenciados, desde os cafés Tradicionais, para o dia-a-dia, ate os cafés Superiores e Gourmet, de alta qualidade - destaca o Presidente em exercício da ABIC, Ricardo Silveira.
Além do Grupo de Consumidores, o 12º Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Cafe vai trazer outra novidade:
- Os cafés finalistas serão avaliados também quanto a Sustentabilidade de sua produção no campo -, informa o Vice Presidente de Qualidade e de Marketing da ABIC, Pavel Cardoso, lembrando

que a entidade também gerencia o PCS – Programa de Cafés Sustentáveis, que oferece certificação do campo ate a xícara. A nota de sustentabilidade também terá peso específico, servindo para compor a Nota de Qualidade Global final, que definirá os campeões do 12º Concurso Nacional ABIC.
Pavel também é presidente da Sobésa Ind de Alimentos Santanense Ltda, participante do Consórcio Qualidade Brasil, vencedor na Categoria Ouro na última Edição Especial dos Melhores Cafés do Brasil. Ele fala da importância do Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café:
- Apoiar e incentivar a produção de cafés de qualidade no Brasil e chancelar o conceito de qualidade que a nossa empresa tem em todos as etapas da industrialização -, afirma.
O 12º Concurso Nacional ABIC e a escolha dos lotes finalistas, com avaliações do Júri Técnico, Grupo de Consumidores e Sustentabilidade, vai acontecer em novembro de 2015.