Dia do café: espresso martini (Foto: Divulgação)

Receita Espresso Martini

Ingredientes

60 ml de vodca
20 ml de vermute branco
50 ml de café espresso
10g de açúcar de baunilha
Grãos de café

Modo de fazer

Dose todos os ingredientes na coqueteleira , inclua gelo e bata bem. Depois, faça uma dupla coagem para uma taça de Martini. Sirva com grãos de café em cima.

 
Dia do café: licor de café (Foto: Divulgação)

Receita Licor de Café

Ingredientes
1 litro de qualquer aguardente (orujo, grappa, vodca)
250g de açúcar
150g de café em grãos
25g de café moído, macerado na mão

Modo de preparo

Misture tudo em uma garrafa de vidro com tampa. Reserve e deixe descansar até o dia seguinte. Depois, misture uma vez ao dia nas duas semanas seguintes. Deixe em repouso na terceira semana. Após esse período, filtre o líquido com um pano antes de colocar na garrafa. Sirva em pequenas doses.

Dia do café: tiramisu (Foto: Divulgação)

Receita Tiramisu

Savoiardi (biscoitos doces italianos) – Ingredientes

6 ovos
2 gemas
175g de açúcar cristal
175g de farinha de trigo
5g de essência de baunilha

Modo de preparo

Separe as gemas dos ovos. Em uma batedeira, bata todas as 8 gemas, o açúcar cristal e a essência de baunilha até formarem um creme. Vá adicionando a farinha peneirada aos poucos, para não perder o volume. Bata as claras em neve e adicione à mistura das gemas. A massa deve ficar leve e aerada. Asse em forma untada a 180 graus até começar a dourar.

Creme Mascarpone – Ingredientes

100g de açúcar
5 ovos
500g de mascarpone

Modo de preparo

Separe as gemas dos ovos das claras. Em uma batedeira, bata as gemas com metade do açúcar até ganhar volume e ficar claro. Adicione o mascarpone. Bata as claras em neve com a outra metade do açúcar. Junte as claras em neve com o creme das gemas e do mascarpone. Cuidado para não desmontar o creme.

Tiramisu – Ingredientes

820g de creme mascarpone
2kg de savoiardi
300g de café espresso
50ml de licor de café
100g de açúcar
50g de cacau em pó

Modo de preparo

Utilize compotas para servir (sugestão para deixar a apresentação mais descontraída). Corte o savoiardi com as compotas. Misture o café, o licor de café e o açúcar. Banhe os biscoitos no café, um a um. Depois, vá montando em camadas: creme, biscoito, creme, biscoito, creme, biscoito, creme. Polvilhe cacau em pó em cima para servir.