Estão abertas as inscrições para o principal concurso de qualidade de cafés especiais do mundo. Os produtores de grãos por via úmida, que são os cerejas descascados e ou despolpados/desmucilados, podem enviar suas amostras ao Cup of Excellence Brazil 2018 - Categoria Pulped Naturals até o dia 4 de setembro. Já os produtores de cafés naturais devem encaminhar seus lotes para o Cup of Excellence Brazil 2018 - Categoria Naturals até o dia 11 do mesmo mês. A competição é desenvolvida em parceria pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e Alliance for Coffee Excellence (ACE).

Em 2017, foram registrados recordes expressivos nos concursos, que integram a grade de atividades do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”. A competição destinada aos cafés produzidos por via úmida teve o maior lance por saca da história, equivalente a R$ 55.457,60 para cada volume de 60 kg, e o maior preço médio da categoria Pulped Naturals, que correspondeu a R$ 5.431,09 por saca. O certame dos grãos produzidos por via seca registrou o maior valor pago por um café natural no mundo, de R$ 39.213,40 por saca, além do valor mais alto pago em reais na história do Cup of Excellence - Categoria Naturals: R$ 5.025,58 por saca.

A edição deste ano traz novidades. As inscrições são limitadas a uma por propriedade em cada categoria. Os produtores que possuem mais de uma fazenda, sítio ou chácara podem inscrever um lote por categoria de cada propriedade. O ano de 2018 também apresenta alterações em relação à qualidade. A partir de agora, o teor máximo de umidade dos cafés inscritos deverá se situar entre 11% e 12%. As amostras que não atenderem a esse quesito sendo automaticamente desclassificadas.

Em 2018, a fase internacional do Cup of Excellence Brazil 2018 será realizada entre 15 e 21 de outubro no Assoxupé Club, em Guaxupé, Sul de Minas Gerais, e terá a cooperativa Cooxupé e a empresa SMC Specialty Coffees como instituições anfitriãs. A auditoria da competição fica a cargo da Agricert Brasil e a empresa Falcafé será a responsável pelo envio dos lotes campeões aos compradores internacionais.

O concurso conta com duas modalidades de vencedores, a Cup of Excellence Winners e a National Winners, que serão conhecidos em 21 de outubro. Os cafés naturais e cerejas descascados que forem avaliados, na fase internacional, com notas entre 84 e 85,99 pontos serão eleitos “National Winners” e receberão remuneração condizente com a qualidade que possuem no leilão da modalidade. Já os “Cup of Excellence Winners” serão os cafés campeões do concurso, que terão notas iguais ou superiores a 86 pontos e serão ofertados no pregão dos vencedores. O regulamento da competição pode ser acessado no site da BSCA.