Punta Del Este, 26 de novembro de 2018 – A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) assinou um acordo de cooperação com a Câmara de Café e Cacau do Peru durante a abertura do 26º Encafé (Encontro Nacional das Indústrias de Café), que teve início da noite deste domingo (25) no Centro de Convenções do hotel Enjoy Punta Del Este, em Punta Del Este, no Uruguai. O convênio busca o aperfeiçoamento da qualidade da bebida e o aumento do consumo de café em ambos os países, como destacou o diretor executivo da ABIC, Nathan Herszkowicz.

Entre os vários ítens do acordo, está promover a aproximação das entidades; adotar e promover protocolos de avaliação da qualidade do café em cada região produtora, tanto do Peru quanto do Brasil; estimular e desenvolver programas de marketing que ampliem e estimulem o consumo interno; e desenvolver campanhas e programas que estimulem a melhoria contínua da qualidade do café. “O consumidor está sedento por qualidade do café e é isso que temos que oferecer sempre”, salientou Herszkowicz.

“Peru, como país produtor, quer aprender com o Brasil tudo o que puder sobre consumo. E a ABIC é a parceira mais importante para isso”, disse o coordenador de projetos da Câmara Peruana de Café e Cacau, Mainard David Gonzales, presente na abertura do Encafé. O consumo no Peru é muito baixo, ficando entre 550 a 700 gramas por habitante ao ano, sendo entre os 10 maiores países produtores aquele que têm o menor consumo interno. Com a cooperação entre as instituições, o Peru espera melhorar a qualidade do seu café desde a produção até a industria.

O Peru produz e exporta mais de 4 milhões de sacas ao ano, mas o consumo total está em torno de 180 mil sacas apenas.