Durante o 24º Encontro Nacional das Indústrias de Café (Encafé), de 23 a 27 de novembro, foi assinada uma carta de Cooperação entre a Plataforma Global do Café (GCP – Global Coffee Platform) e a Associação Brasileira da Industria de Café (Abic) cujo objetivo é fortalecer a parceria para a construção e promoção da sustentabilidade da cadeia. Ambas entidades reconhecem a importância de garantir uma produção a longo prazo que seja econômica, social e ambientalmente sustentável.

RICARDO - ENCAFÉ 2016

Assinatura da Carta de Cooperação durante o 24° Encafé: Ricardo Silveira (Abic), Pedro Ronca (GCP), Carlos Brando (GCP) e Micheli Poli Silva (Abic)

O setor cafeeiro mundial está entrando em uma nova era e somente através de um trabalho conjunto e sob uma visão e compromisso comum será possível avançar. A sustentabilidade é uma questão complexa e não vai ser resolvida por uma só entidade, logo a cooperação entre ABIC e GCP é um importante passo.

Aconteceu também no Encafé o workshop: “A sustentabilidade é um bom negócio para a indústria” onde discutimos e apresentamos cenários e possibilidades existentes para a indústria.

ABIC e GCP
A Abic foi pioneira no país em criar um programa de promoção da sustentabilidade e qualidade dos processos produtivos e industriais do café em 2006: o “Programa Cafés Sustentáveis”, que conta com um selo para o consumidor reconhecer e valorizar esses atributos no café. Hoje 28 marcas de café estampam o selo. A Abic é parceira e membro ativo do Conselho Consultivo Nacional (CCN) da Plataforma Global do Café.

CAFÉS SUSTENTAVEIS

Selo do Programa Cafés Sustentáveis da Abic

A GCP tem como visão um mundo de café próspero e sustentável, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida, ecossistemas e resiliência das comunidades de cafeicultores e do setor como um todo. Ao incentivar a cooperação em prol da sustentabilidade em todos os níveis, com os produtores no centro desse processo, os membros e parceiros da GCP participam da realização desta visão global.

Com o objetivo de concentrar esforços em prol da sustentabilidade de toda a cadeia cafeeira, a Plataforma Global do Café (GCP) é uma associação global, público-privada, multi-stakeholder com abordagem neutra e colaborativa. Seus programas são desenhados para atender a especificidade de cada país produtor onde atua. Hoje está presente em 6 países produtores: Brasil, Colômbia, Indonésia, Vietnã, Tanzânia e Uganda e em breve também em Honduras e Peru.

Origem
A GCP foi lançada em março de 2016. Surgiu da união do Programa Café Sustentável (PCS) do IDH (Iniciativa do Comércio Sustentável) com a Associação 4C e seus mais de 300 membros. A Associação 4C e o Programa Café Sustentável (SCP) deixaram de existir em seus antigos formatos e passaram a se chamar Plataforma Global do Café (GCP). O sistema de Verificação 4C passou a ser conduzido de maneira independente por outra empresa, a CAS (Coffee Assurance System).

Apesar do nome parecido o “Programa Cafés Sustentáveis”, da ABIC, e o antigo “Programa Café Sustentável”, do IDH, são distintos, mas com o objetivo comum de fomentar a sustentabilidade da cadeia do café.

As duas partes irão de agora em diante concentrar esforços para ampliar as ações de comunicação, conscientização, capacitação e cooperação pela sustentabilidade da cadeia, do plantio até a xícara.

*Pedro Ronca é gerente do Programa Brasil da GCP (Plataforma Global do Café)