NO dia 01 de outubro, foi comemorado o Dia Mundial do Café e a data foi escolhida pela Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) para a entrega da premiação Melhores da Qualidade 2018, no Palácio do Itamaraty, em Brasília.

A cerimônia foi presidida pelo Embaixador Marcos Bezerra Aboot Galvão, Ministro Interino das Relações Exteriores, e contou com a presença do presidente da ABIC Ricardo Silveira, de diversos embaixadores de países consumidores de café, além de representantes das demais entidades do setor e da cadeia produtiva.

Com base na avaliação do Programa de Qualidade do Café (PQC), as marcas foram premiadas nas categorias gourmet, superior, tradicional e extraforte. A premiação foi criada em 2004 e é um reconhecimento que a ABIC realiza certificando excelência em produto e qualidade.

Neste ano, a empresa vencedora na categoria Gourmet foi o Café Três Corações, com a marca Santa Clara Espresso em Grão. Em segundo ficou a Baggio Coffees com a marca Baggio Espresso Bourbom Grão Gourmet. Em terceiro lugar ficou o café Prima Qualitá em Grão, da Cooperativa Regional de Cafeicultores de Guaxupé (Cooxupé).

Na categoria Superior o primeiro lugar ficou para a Ind. e Comércio Dona Flor Ltda, com a marca Vergato em Grãos para Espresso. Em segundo lugar a empresa Santana Comércio e Exportadora com a marca Ouro de Kaffa Superior Gr. Em terceiro, o Café UTAM Speciale, da Café UTAM.

A avaliação da categoria Tradicional trouxe dois produtos vencedores da empresa Café Três Corações. O Pimpinela Tradicional ficou com o primeiro lugar, Tradicional Iguaçu na segunda posição e em terceiro o Café Excelsior, com o Excelsior à Vácuo.

Na categoria Extraforte o primeiro lugar ficou com a empresa J.J. Mattos Ind. e Comércio de Café, com a marca Pingo Preto Extraforte. A segunda e a terceira colocação foram para a empresa Café Três Corações S/A, com as marcas 3 Corações Extraforte Vácuo e 3 Corações Extraforte Pouch, respectivamente.

O programa também reconheceu as empresas pelo seu desempenho no melhor de qualidade. Os vencedores na categoria gourmet foram a Baggio Coffees, com a marca Baggio Espresso Gourmet Grão; a R.J.Baiardi Café Ltda na categoria Superior, com a marca Reserva Carmelo em Grão; e na categoria Tradicional a empresa Café Três Corações, com a marca Café 3 Corações Tradicional Vácuo.