CaféPoint - Piracicaba/SP - HOME - 01/10/2014 - 10:50:10

Nessa quarta-feira, dia primeiro de outubro, será celebrado em vários países do mundo o “Dia Internacional do Café". Enquanto na semana passada se falou novamente de uma possível falta de abastecimento de café para 2015, devido ao comportamento do clima no Brasil, o consumo da bebida não para de crescer.

A tendência tem se sustentado desde o final do século passado e muito mais marcada nos países do sudeste da Ásia, América do Sul e Ásia. Também, no mesmo ritmo, mas menos dinâmica, é a tendência de crescimento apresentada na América do Norte, Central e Europa, informou a Organização Internacional de Café (OIC).

Nas estatísticas da OIC, a partir de 1990, a Ásia experimentou o crescimento mais dinâmico no consumo de café do mundo, a uma taxa média de 4% ao ano, aumentando em 4,9%, a partir de 2000. Em volume, passou de 8,4 milhões de sacas de 60 quilos em 1990 para 19,5 milhões de sacas em 2012.

Agora, o consumo está dividido entre café robusta e arábica; o primeiro, popular na Indonésia, Filipinas, Tailândia e Malásia, países que tendem a ter grandes populações e um consumo por habitante baixo, mas aumentando.

Por outro lado, os mercados para o café suave arábica (como o colombiano) estão em Japão, Taiwan e Coreia do Sul, os mais desenvolvidos, cuja tendência no consumo segue aumentando. Isso faz com que a região seja de interesse crescente para o setor cafeeiro, tanto para os produtores como para os consumidores, e que representa um importante mercado potencial para a indústria de café. Calcula-se que esse mercado está avaliado em cerca de US$ 10 bilhões anuais.

Vale a pena destacar que a Colômbia tem um papel primordial nesse mercado, pois há mais de 50 anos, funciona uma representação comercial em Tóquio. Precisamente, nesse país, em 1983, celebrou-se o primeiro Dia Internacional de Café promovido pela All Japan Coffee Association. A data ganhou força em 2005, quando ganhou publicidade nos Estados Unidos.

Nesse mercado, dentro do consumo de bebidas quentes, a participação do café é de 70%, enquanto que o valor superará os US$ 12,8 bilhões esse ano, registrando assim um aumento de 5,1%.

“Com motivo dessa iniciativa global, oferecemos degustações de cafés em restaurantes de todo o mundo”, disse a cadeia Dunkin’ Donuts. Estima-se que a comemoração contará com 11.000 restaurantes da cadeia que funcionam em 33 países.

Nos Estados Unidos, por exemplo, durante três anos seguidos, a cadeia celebrou o Dia Nacional do Café. “No ano passado, tivemos nosso primeiro concurso mundial de desenho de camisetas, entre nossa comunidade online e nossos clientes”.

Calcula-se que somente Dunkin’ Donuts serviu não menos de 1,8 bilhão de xícaras de café em seus estabelecimentos em 2013.

A reportagem é do http://www.portafolio.co / Tradução Juliana Santin