Empresa reunirá baristas e fornecedores em excursão em Minas e Espírito Santo

Com o objetivo de expandir e divulgar os cafés especiais produzidos no Brasil para o mundo, a Ally Coffee, empresa do grupo Montesanto Tavares, promove entre os dias 24 a 31 de julho a excursão “Viagem a Origem”. No evento, sete renomados profissionais internacionais, entre baristas, coadores e torradores de café, conhecerão três regiões de cultivo do grão em Minas Gerais e no Espírito Santo. A ideia é que estes profissionais contribuam para a divulgação da qualidade diferenciada do café nacional no mercado mundial, o que poderá gerar novos negócios.

De acordo com diretor da Ally, Bruno Tavares, a oportunidade é importante para divulgar a qualidade do café brasileiro no mundo e gerar novas frentes de comercialização. A maior divulgação no mercado mundial também é essencial para que o Brasil avance no comércio dos grãos especiais, já que possui condições de se tornar o maior player mundial no segmento.

“Desenvolver o mercado brasileiro de cafés especiais no mundo é o nosso principal objetivo. Quando surgiu a oportunidade de sermos os patrocinadores desta viagem decidimos trazer os profissionais premiados em melhor torra, melhor coador e os melhores baristas. Vamos mostrar a eles o que o Brasil faz em termos de café especial e o potencial que existe para se tornar o grande player neste mercado, como já é no café comercial”.

Ainda segundo Tavares, a produção de cafés especiais e o interesse dos produtores em investir no grão diferenciado são crescentes e o mercado internacional vem reconhecendo o trabalho.

“Com a visita dos profissionais, queremos mostrar para os produtores que o trabalho feito para produzir cafés especiais também é reconhecido no exterior. Nosso trabalho é conectar o produtor ao torrador e agora vamos promover a aproximação com o elo mais próximo ao consumidor, que é o barista. Este profissional é quem apresenta o café aos clientes, mostrando para o consumidor o que tem por trás do café, como a história, a forma como foi processado, onde e quando foi produzido e os pontos sensoriais”, explicou Tavares.

Origem - A primeira etapa da viagem será em Venda Nova do Imigrante, no Espírito Santo. Segundo Tavares, na região, os profissionais visitarão pequenos produtores de café tipo robusta. O evento reunirá cafeicultores e os baristas para uma degustação dos cafés.
“Nesta região a produção é feita em montanhas e os cafés têm qualidade excepcional. Não é muito conhecido e, por isso, escolhemos esta área, por ser nova, por estar se desenvolvendo muito bem e por ter muito potencial. É formada por pequenos produtores que recebem incentivos da cooperativa para a produção de cafés especiais”.

A segunda etapa será em Alto Caparaó, nas Matas de Minas, região que também tem grande potencial para a produção de grãos especiais e produtores premiados. No município está instalado um escritório da empresa, que tem como objetivo incentivar a produção de cafés especiais, com agrônomos e equipes do grupo Montesanto Tavares ensinando aos produtores as técnicas para a produção o café diferenciado.

“A região tem potencial de produzir cafés finos e, por isso, estamos incentivando e auxiliando no desenvolvimento da produção”.

A terceira fase será em Capelinha, na região do Jequitinhonha. A visita será nas fazendas Primavera e Matilde, pertencentes ao grupo.

“Vamos montar uma máquina de expresso na lavoura de café e fazer um evento no qual os baristas vão preparar as bebidas e os funcionários da unidade escolherão o melhor”.
O roteiro termina em Belo Horizonte, onde conhecerão a Wäls Cervejas Especiais e a Academia do Café.

Ainda segundo Tavares, as expectativas em relação à produção de cafés especiais são positivas, principalmente porque os cafeicultores já perceberam que o mercado diferenciado do café commodity é interessante.

“O café de alta qualidade tem preços de 2 a 3 vezes maiores que os pagos pelo café tradicional. Além disso, é interessante por não sofrer tanta especulação de bolsa e por ter uma garantia de preços, o que permite ao produtor planejar investimentos”.

A Ally atua como importadora e distribuidora de café no mercado americano e europeu, com escritórios na Suíça e em Plantation, na Flórida, Estados Unidos. A empresa tem filiais em Los Angeles e em Greenville, ambas nos EUA.

Em 2015, as exportações e importações de cafés especiais da Ally alcançaram 100 mil sacas para todo o mundo, volume que será ampliada para 150 mil sacas em 2016. Mesmo com as perdas provocadas pelo clima, o crescimento será possível pelo maior número de cafeicultores investindo nos grãos especiais.