O consumo de cápsulas de café no Brasil deve aumentar mais de 100% até 2019, de acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic). Uma das razões para o cenário é o fato das indústrias estarem investindo cada vez mais em máquinas domésticas de fazer café, chamando a atenção dos usuários, que buscam praticidade e conveniência sem perder a qualidade. 


Segundo pesquisa elaborada pela Euromonitor Internacional, o segmento de cápsulas apresenta forte tendência entre o público jovem, de 16 a 25 anos, especialmente nas grandes metrópoles. Além dessa constatação, os resultados mostram que o público consumidor está cada vez mais exigente, uma vez que 44% dos que responderam ao questionário estariam dispostos ou muito dispostos a pagar um valor superior por um café de excelente qualidade, mais conhecidos como gourmet.
Para o diretor-executivo da Abic, Nathan Herszkowicz, os dados indicam que o conhecimentos dos apreciadores de café aumentou muito. "Se antes era pouco comum saber reconhecer os tipos da bebida, hoje as pessoas já sabem que o café, assim como o vinho, tem tipos e particularidades que influenciam diretamente no seu sabor, aroma e preço". 
Conforme o diretor da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG), Breno Mesquita, hoje em dia quem toma café está optando por bebidas com certificação de sustentabilidade, e é por isso, inclusive, que muitos produtores investem em cursos de capacitação, a fim de aprender sobre a correta utilização dos recursos naturais, controle da lavoura e melhoria técnica.