Com o objetivo de fortalecer a presença da mulher em todos os setores do café, será realizada a 5ª Convenção internacional entre os dias 03 e 05 de agosto, na cidade de Puebla, México, durante a Cumbre Latinoamericana del Café, no Centro Expositor. O evento é promovido pela International Women’s Coffee Alliance (IWCA), Aliança das Mulheres do Café, em português, que surgiu em 2003 para conectar e empoderar mulheres no mundo.

Ao longo do acontecimento, haverá workshops e palestras com temas como: “O poder das mulheres no comércio”, “O projeto de igualdade de gênero”, “Criando um balanço entre os gêneros”, dentre outros. Cursos práticos farão a introdução ao cupping e atorra do café, e ensinarão sobre a importância das mídias sociais e finanças nos negócios.

A fundadora da IWCA Brasil, Josiane Cotrim, representará o país no painel da igualdade de gênero, mostrando projetos que são exemplo desta temática. A brasileira Raquel Santos Menezes, da Universidade de Viçosa (UFV), falará de projetos de pesquisas no painel “Quantificando as Mulheres no Café – Quem, Onde e o Que”.

Ainda na programação, a convenção realizará o All Stars Baristas. Resultado de uma parceria entre a IWCA e o World Coffee Events (WCE), a iniciativa visa melhorar as habilidades e compartilhar conhecimento entre as profissionais participantes, que serão treinadas por campeãs mundiais. O desafio é avaliar o preparo de bebidas como espresso e latte art.

Na edição de 2015, o Brasil teve como representante a barista Julia Fortini, daAcademia do Café (Belo Horizonte-MG). Neste ano, quem representará o país no México é a barista Graciele Rodrigues, do Black Coffee (Curitiba-PR). Vice-campeã mundial de latte art em 2012, Graciele é a atual campeã da categoria nos Campeonato Brasileiro de Latte Art.

A Aliança das Mulheres do Café tem 14 anos  e conta com 21 países integrantes.