O empoderamento feminino assumiu, já há algum tempo, uma dimensão global. Em todos os países elas se juntam e trabalham por um mundo menos desigual e com mais oportunidades para todos. Segundo María Eugenia Pérez Zea, presidente do Comitê Mundial de Equidade de Gênero da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), “as cooperativas têm a tarefa de melhorar a capacidade de empoderar as mulheres, colaborando com a sociedade civil e apoiando a voz das nossas ativistas nos processos de sensibilização social e de formulação de políticas públicas”.

 

A Cocatrel entra nessa onda e cria o “Cafeína”, um grupo de mulheres cooperadas, com o objetivo do empoderamento em todos os sentidos. Mais informação, capacitação, participação em eventos voltados para o público feminino e o café e, o mais importante, a participação mais ativa e próxima da gestão da cooperativa.

Sabe-se que a cafeína possui grandes benefícios para a saúde como gerar energia, melhorar o foco, aumentar a atividade cerebral, atuar como antidepressivo leve, o que melhora o humor, entre outros. Quando pensamos em um grupo para mulheres, não pensamos em características que já são clichês como frágil, bonita, delicada, sensível e submissa, ao contrário, dentro do empoderamento, procuramos mulheres atuantes, com energia de sobra para mudar o mundo, tudo isso com muito profissionalismo e bom humor. E podemos ir além… café de menina, café de mina, cafeicultura feminina e, no plural, café de Minas. Tudo isso é CAFEÍNA.

Quer participar do grupo?

Teremos uma reunião no dia 19 de fevereiro, às 13:30, no auditório da Cocatrel, para apresentação e integração do Cafeína. Para participar é necessário ser cooperada ou possuir vínculo familiar (esposa e/ou filha de cooperado). Indispensável confirmar presença, enviando número do lote, e-mail e telefone celular, até o dia 15/02, em uma das opções abaixo:

E-mail: mtiso@cocatrel.com.br

Telefone/whatsapp: (35) 99836-8153

Fonte: Ascom Cocatrel