O Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) celebrou seus 20 anos em prol da representação e promoção do setor de café brasileiro nos cenários nacional e internacional, com a 8ª edição do Coffee Dinner & Summit, em São Paulo.

Com o tema “Cafés do Brasil: Qualidade com Sustentabilidade”, o evento reuniu cerca de 30 organizações do agronegócio brasileiro, especialistas, players de mercado e autoridades com a finalidade de debaterem temas atuais ligados ao mercado de café.

“Não é novidade que o café brasileiro se destaca no cenário mundial. Ao longo desses quase trezentos anos, atuando no mercado exportador de café, desenvolvemos, progredimos e consolidamos o Brasil no patamar de país líder absoluto. Também enfrentamos dificuldades, mas em todos os cenários nos empenhamos e superamos as expectativas, produzindo um café de alta qualidade, em abundância e, o que é muito importante, com sustentabilidade”, afirmou na abertura do evento o presidente do Cecafé, Nelson Carvalhaes.

No primeiro dia do evento (28), ocorreu a abertura seguida de uma solenidade de reconhecimento de entidades e lideranças que se destacaram no setor cafeeiro. Diversas personalidades que contribuíram de modo decisivo para o desenvolvimento e fortalecimento do Café do Brasil, e aqueles que tiveram influência marcante em ações de interesse da sociedade brasileira foram prestigiados com o prêmio recebido pelas mãos do presidente Nelson Carvalhaes e também do diretor geral do Cecafé, Marcos Matos, nas categorias “Empreendedores do Café”, “Mulheres do Café” e “Pesquisa & inovação”.

No segundo dia (29), ocorreu o Coffee Summit, com palestras e painéis que trouxeram temas contemporâneos ligados ao mercado de café, com novas tendências de consumo, como foco no público jovem, expansão de crescimento das exportações para o mercado asiático, mercado do café, sustentabilidade e cenário do agronegócio dentro da economia e do novo governo brasileiro.

Entre os palestrantes estavam presentes: Gustavo Franco, economista e ex-presidente do Banco Central do Brasil; Fernando Maximiliano, analista de Café da INTL FCStone; Pedro Lima, presidente do Grupo 3 Corações;  Matthew Barry, analista da Euromonitor USA; Alexandre Loeur, da Euromonitor International-Londres; Raja Saoud, presidente da Divisão de Cafés da Olam Coffee; Charles Tang, presidente da Câmara Brasil – China; Gustavo Spadotti Castro, supervisor do Grupo de Gestão Territorial Estratégica da Embrapa Territorial; Annette Pensel, diretora Executiva da Global Coffee Platform; e Michael Optz, diretor executivo da Fundação Neumann.

 
POR EQUIPE CAFÉPOINT