No Brasil, a colheita de café da safra 2017/2018 atingiu 80% do esperado na última terça-feira (01), de acordo com levantamento realizado pela consultoria Safras & Mercado. Em relação ao mesmo período do ano passado, a colheita teve um leve avanço, já que, naquela época, estava em 76%, mesmo nível da média dos últimos cinco anos.




Com base na estimativa da instituição para a produção de café no país neste ano, de 51,1 milhões de sacas de 60 kg, foram colhidas 40,74 milhões de sacas. Em nota, o consultor Gil Barabach afirmou que o clima seco está favorecendo a retirada dos grãos da lavoura e a secagem do café. 

"Produtores de arábica aumentam o tom de preocupação com a quebra de safra, baseados no avanço do beneficiamento e do alto percentual de perdas com a renda. A queixa é com a safra miúda, especialmente no Sul e Cerrado de Minas e no Estado de São Paulo", disse.

Segundo a Safras & Mercado, a colheita do arábica avançou oito pontos percentuais na semana, alcançando 74%. O trabalho de campo está em ritmo mais acelerado que o da mesma época no ano passado, quando estava em 69%. A média histórica para o período é de 67% da produção colhida.

No café conilon, a colheita chegou a 98% da safra, um avanço de 2 pontos percentuais na comparação com a semana passada. Nessa mesma época em 2016, a colheita já havia sido finalizada.