A Semana Internacional do Café (SIC) será em Belo Horizonte, de 7 a 9 de novembro. Este ano, além dos Campeonatos Mundiais de Barismo e dos diversos expositores, o evento contará com palestras, debates e a Conferência Global de Sustentabilidade do Café.

Organizada anualmente pela Plataforma Global do Café (GCP), a conferência é um dos eventos mais importantes sobre sustentabilidade e realiza debates entre parceiros de países como Brasil, Honduras, Colômbia, Peru, Uganda, Tanzânia, Quênia, Vietnã e Indonésia. 

Segundo Carlos Brando, presidente do Conselho da Plataforma Global do Café (GCP), ela é uma instituição que envolve produtores, indústria, ONGs e os principais torrefadores pelo mundo, com o intuito de aumentar a sustentabilidade do setor cafeeiro através de ações conjuntas, para criar uma agenda sustentável no setor. Um dos esforços  deste ano é medir a sustentabilidade do produtor e definir os pontos fracos para ajudá-lo. “São 18 itens fundamentais que o produtor deve seguir para se tornar sustentável. Para essa medição, a GCP dispõe de um aplicativo no celular para cadastro das propriedades e levantamento da sustentabilidade e a partir daí, montar condições sustentáveis ao local, melhorando a cada etapa”, comenta Brando.

A Plataforma oferece apoio para pequenos produtores, comércio e torrefadores como:

Pequenos produtores

•Treinamentos em sustentabilidade com base no Currículo de Sustentabilidade do Café

• Melhorias graduais focadas na viabilidade econômica primeiro, combinadas com melhorias sociais e ambientais.

• Mensagens de extensão mais alinhadas e efetivas, suporte eficiente onde extensionistas são capacitados e incentivados a levar a sustentabilidade aos pequenos produtores..

Para o comércio

• Currículo de sustentabilidade do café, prioridades locais, recursos locais de extensão usados de maneira efetiva promovendo mais recursos para programas competitivos da cadeia de fornecimento.

• “Cafés de regiões sustentáveis” oferecidos aos torrefadores; boa base para programas de sustentabilidade.

Para torrefadores

• Oportunidade de impacto a longo prazo nas principais regiões de fornecimento inclusive de pequenos produtores.

• Prepara o caminho para verificação e certificação: histórias de melhorias de pequenas regiões com medição e progresso  dos indicadores de sustentabilidade, elaborados pelo Grupo de Trabalho da  Plataforma Global do Café.

Durante a SIC, a Conferência contará com painéis sobre o que outros países realizam para uma base sustentável na cafeicultura. O encontro vai reunir especialistas mundiais, além de palestrantes, técnicos, produtores, exportadores, industriais, sociedade civil (ONGs) e especialistas internacionais. As boas-vindas à conferência serão dadas pelo atual presidente executivo do Conselho Brasileiro do Café (CNC), Silas Brasileiro.

Segundo Carlos Brando, a Conferência Global de Sustentabilidade do Café é o principal evento que convoca atores nacionais, internacionais, públicos e privados a se juntarem ou criarem iniciativas locais que conduzam a impactos reais e mensuráveis no modo de vida de famílias cafeicultoras ao redor do mundo. 

A Conferência Global de Sustentabilidade do Café é aberta ao público: membros da GCP terão entrada gratuita, com direito a um ingresso grátis para acompanhante de sua organização. Produtores, ONGs e demais participantes brasileiros terão 50% de desconto no ingresso. Mais informações e inscrições para a conferência, clique aqui.