Espaçamentos bem juntos entre as plantas na linha de cafeeiros da cultivar Arara podem melhorar o seu comportamento vegetativo e produtivo. As menores distâncias entre cafeeiros, por exemplo a 0,5 m, são indicadas com o objetivo de reduzir a produção por planta, o que resulta em menor stress pela carga de frutos. Com isso, as plantas podem se recuperar mais facilmente no pós-colheita, o que, juntamente com um maior número de plantas por área, irá significar maior produtividade por hectare de lavoura.

A cultivar Arara, pelas suas características de alta produtividade, bom vigor, boa resistência a doenças e boa qualidade dos frutos, tem sido uma das mais plantadas ultimamente. No entanto, ela apresenta uma copa com ramagem muito compacta, com ramos longos e bifurcados, o que indica, no médio prazo, a necessidade de utilização de poda de esqueletamento/desponte para desembatumar a planta. A maturação dos frutos nessa cultivar é mais tardia e desuniforme.

A característica da cultivar Arara, de possuir vegetação muito vigorosa, à primeira vista indicaria a necessidade de usar maiores distâncias entre plantas, pois elas exigiriam mais espaço para sua ramagem. No entanto, os dados de pesquisas mostram que quando se aumenta as distâncias entre plantas, os ramos se bifurcam mais, em secundários e terciários, provocando a compactação das plantas mais rapidamente. Ao contrário, quando se reduz as distâncias, as plantas se tornam mais esguias e ocorre certa “correção” na arquitetura, que favorece a abertura da ramagem, influindo na própria floração e frutificação, que se tornam mais uniformes. Ressalta-se que, nesse caso, usando a distância de 0,5 m entre plantas, sempre é preciso ter o cuidado de conduzir uma só haste por planta.

Em função das observações aqui efetuadas, quanto à melhoria na vegetação e produtividade de cafeeiros da cultivar Arara em distâncias menores, recomenda-se que, em plantios com essa cultivar, devem ser adotados espaçamentos em renque mais fechado, com distâncias próximas a 0,5 m entre plantas na linha. O espaçamento na rua, entre linhas, estes vão depender do sistema de manejo desejado. Se com mecanização se utilizam de 3,5 a 4,0 m e em adensamento de 2,5 a 3,0 m. Nas menores distâncias de rua, devem ser previstas conduções com poda safra zero, assim que necessário.


Cafeeiros da cultivar Arara na 2ª safra, plantados a 0,5 m entre plantas na linha - Varginha (MG), jan/2019


Cafeeiros da cultivar Arara em Varginha (MG), mostrando plantas mais esguias e abertas, menos compactas, com frutificação mais uniforme. Mesma lavoura da foto anterior. Produtividade estimada em cerca de 80 scs/ha - Jan/19

 

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO