Não é de hoje que as mulheres vêm se destacando e ganhando cada vez mais espaço em áreas que eram usualmente dominadas pelos homens. Algumas características tipicamente femininas, como olhar atento e dedicação, são pontos que evidenciam seu diferencial para o mundo dos negócios. Para discutir este cenário, a Semana Internacional do Café, que será realizada na próxima semana (de 7 a 9 de novembro) em BH promove o 8° encontro da Aliança Internacional das Mulheres do Café – IWCA Brasil, uma rede formada por mulheres envolvidas em toda a agroindústria do café.

O Fórum promoverá diversas atividades, entre elas, uma palestra do diretor executivo da OIC - Organização Internacional do Café, José Sette, que apresentará dados estatísticos recolhidos recentemente sobre o papel da mulher no sistema agroindustrial do café. Haverá também um painel moderado pela jornalista Mariana Proença com importantes protagonistas do setor, reforçando as diversas perspectivas do papel da mulher no “mundo do café”.

“Acredito que toda mulher que trabalha com café, sobretudo na produção, tem o mesmo perfil – muita coragem, resiliência, otimismo, apego ao lugar e abertura para inovar e buscar soluções, pois os desafios são enormes. O que faz a diferença são as oportunidades que nem sempre são as mesmas para todas, sobretudo se compararmos com os homens”, afirma uma das idealizadoras da IWCA, Josiane Cotrim.

MG se destaca na produção do grão

Minas Gerais é o principal produtor de café do Brasil, com aproximadamente 70% das áreas plantadas com os grãos dos tipos conilon e arábica. De acordo com a CONAB Companhia Nacional de Abastecimento, a estimativa é que o país produza cerca de 55 milhões de sacas. Um aumento de quase 30% em comparação a 2017. Esse aumento se deve ao ciclo de alta da bienalidade, que acontece principalmente em lavouras da espécie arábica, com condições climáticas favoráveis e implemento de novas tecnologias.

Para Sandra Lelis, primeira colocada no “Coffee of the Year 2017” - categoria arábica, a premiação referendou não só a qualidade, mas a competência da mulher nos negócios. “Notamos um grande aumento na procura por parte de cafeterias, graças ao reconhecimento de nosso trabalho e dedicação. A visibilidade foi tamanha, que chegamos a exportar para Coreia do sul, Japão e França. Em alguns casos, negociamos até por valores acima do usual”, destaca Lelis.

A IWCA é uma plataforma que conecta, empodera e promove oportunidades para todas as mulheres do setor agroindustrial do café.

Sobre a Semana Internacional do Café

A Semana Internacional do Café (SIC) é uma iniciativa do Sistema FAEMG, Café Editora, Sebrae e Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Minas Gerais (Seapa) e Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge). Reunirá de 7 a 9 de novembro de 2018, no Expominas, em Belo Horizonte, Minas Gerais, toda a cadeia produtiva do setor cafeeiro nacional e internacional, em prol do crescimento social e economicamente sustentável do produto brasileiro.

O encontro envolve cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e apreciadores. Durante os três dias são realizados mais de 25 eventos simultâneos focados nas áreas de Mercado & Consumo, Conhecimento & Inovação e Negócios & Empreendedorismo.

Receberá neste ano os mundiais de barista World Coffee in Good Spirits Championship (drinques alcoólicos com café) e World Latte Art Championship (desenho no café com leite), World Brewers Cup (preparo de café) e World Cup Tasters Championship (prova de café) organizados pela World Coffee Events e com o National Body da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA).