Graças a uma parceria contínua entre a Alliance for Coffee Excellence, Autoridade de Café e Chá da Etiópia, Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional e Feed the Future Ethiopia Value Chain (FTFE-VCA), a Etiópia receberá o Cup of Excellence em março de 2020.

"O buy-in em todo o país a partir de trading houses, cooperativas e sindicatos de café tem sido rápido e positivo", disse Ian Chesterman, diretor do projeto FTFE-VCA. “Priorizar a colaboração aberta entre os setores público e privado desde o início ajudará a garantir que a competição beneficie todas as partes interessadas, particularmente nossos clientes que são pequenos produtores”, explicou.

O evento destacará o café etíope e estimulará novas oportunidades de mercado para os pequenos produtores no país. “A competição finalmente chegou em casa, onde o melhor café natural é produzido. Estou ansioso para entrar com o meu café na competição”, afirmou o produtor Zenabu Alem.

A Dra. Adunga Debela, Diretora Geral da Autoridade Etíope de Chá e Café, disse que o Cup of Excellence abrirá portas para pequenos produtores no cenário mundial, dando a eles uma plataforma para apresentar o café etíope. “O café faz parte da nossa tradição e quem somos como etíopes, a competição não é apenas uma ferramenta promocional para o mercado mundial, mas também um evento empolgante para a Etiópia”.

Acredita-se que o café foi descoberto na Etiópia, há 1200 anos, apresentando mais de 6.000 variedades, com 95% do café qualificado como orgânico. A Etiópia é um dos maiores produtores de café da África, com uma produção anual superior a 500.000 toneladas.

“Quase duas décadas depois da nossa fundação, há muito tempo é o sonho de trazer o Cup para o berço do café. A Etiópia representa a origem do café especial e com nosso programa operando na Etiópia, esperamos descobrir e recompensar ainda mais os pequenos agricultores que precisam de acesso ao mercado através da nossa competição e leilão”, contou Darrin Daniel, diretor executivo da Alliance for Coffee Excellence.

O Cup of Excellence é uma competição para encontrar o café da mais alta qualidade em qualquer país. Todos os anos, milhares de cafés são submetidos à consideração, com cafés premiados vendidos em leilões globais online a preços premium, com a grande maioria dos rendimentos do leilão direcionados aos agricultores. Os cafés selecionados são degustados e avaliados por um júri tecnico com base em suas características.

As informações são do gcrmag.com / Tradução Juliana Santin