A Secretaria de Agricultura e Pecuária (SAG), por meio da Diretoria de Ciência e Tecnologia Agropecuária (Dicta), do Instituto Hondurenho do Café (Ihcafé), apresentou os resultados do estudo do projeto de café, com apoio do Fundo Regional de Tecnologia Agrícola (Fontagro).

Em Honduras, o estudo foi realizado nos departamentos de Comayagua e El Paraíso, através do projeto de revisão de estratégias para o manejo da broca-do-café (Hupothenemus hampei), visando enfrentar alterações climáticas.

José Benítez Portillo, secretário da SAG por lei, disse que "devido às flutuações nas condições climáticas e a tendência futura que eles representam, o estudo patrocinado pelo Fontagro, executado pela SAG Dicta com o Ihcafé, concentrou seus esforços para estudar as características biofísicas das lavouras de café e o manejo da sombra nas condições atuais".

A broca-do-café é a praga mais importante em cafezais comerciais em praticamente todos os países produtores do mundo. Todas as variedades e espécies comerciais de café são atacadas por este inseto, que reduz o rendimento e a qualidade do grão.

Segundo o estudo, foi anunciado que antes do início do projeto os cafeicultores não realizavam práticas de manejo integrado e 15% dos produtores realizavam repela no final da safra sem medir a eficiência.

Como resultado do projeto, o conhecimento da biologia do café por parte dos cafeicultores também foi substancialmente melhorado. Foi determinado que o melhor momento para colocar as armadilhas é imediatamente após a colheita e que pelo menos duas estratégias de controle são necessárias para o manejo da broca.

Além disso, na apresentação dos resultados, foi entregue a documentação de quatro produtos, a determinação do grau de infestação da broca do café nas fazendas avaliadas, caracterização do comportamento climático em áreas produtoras de café em Honduras, caracterização socioeconômica dos sistemas de produção familiar e implementação da Gestão Integrada da Broca em os locais de estudo.

Segundo Mario Ordoñez, assessor técnico do Ihcafé, Honduras ocupa o primeiro lugar na produção de café na América Central e terceiro lugar na América Latina, seguido pelo Brasil e Colômbia. Globalmente, é o quinto maior exportador de grãos do continente europeu.

De acordo com ele, a produção nacional é de cerca de 12 milhões de sacas. Através de exportações são geradas divisas de US$ 1,5 a US$ 2,2 bilhões de dólares, contribuindo com 35% para o Produto Interno Bruto (PIB) agrícola do país.

A reunião contou com a presença de José Benítez, secretário da SAG; David Wainwrigth, assessor ministerial; Narcizo Meza, responsável pelo programa Generación SAG Dicta; Mario Ordoñez, assessor técnico do Ihcafé; Ángel Trejo, representante do Ihcafé; entre outros.

As informações são do HRN / Tradução Juliana Santin