A Indonésia manteve seu status de quarto maior produtor de café do mundo depois do Brasil, do Vietnã e da Colômbia, disse o Ministério do Comércio.


A diretora do Ministério para assuntos estratégicos, Ni Made Ayu Marthini, disse que a Indonésia produziu uma média de 691.000 toneladas de café por ano, enquanto o Brasil produziu 2.905.000 toneladas, o Vietnã, 1.650.000 toneladas, e a Colômbia, 840.000 toneladas. O quinto maior, Etiópia, produz 402.000 toneladas anualmente.

De acordo com Made Ayu, a demanda mundial por café está crescendo. Dados da colheita de 2015/2016 revelaram que o consumo mundial de café foi de 9,1 milhões de toneladas, ultrapassando os dados de produção, que foram de 8,8 milhões de toneladas.

“Essa é uma grande oportunidade para os produtores de café na Indonésia para expandir os mercados internacionais, especialmente considerando que temos tantas diferentes variantes de café”, disse ela.

A Agência de Plantação do Norte de Sumatra disse que, somente em Sumatra, várias variações de café têm sido reconhecidas internacionalmente, como Gayo, Mandailing, Lampung, Lintong e North Simalungun Arabica.

“A crescente competição no mercado de café pressionou a Indonésia a diversificar seus produtos de café processado, como café instantâneo, café misto e cosméticos”.