Foi aberta na sede da illycaffè em Trieste, na Itália, a 7ª edição do Mestrado Internacional em Economia e Ciência do Café. O objetivo do curso é oferecer a jovens graduados em diversas áreas uma educação abrangente sobre a cultura do café, da planta à xícara, abordando o valor social e econômico do café e a cultura dos países produtores do grão.

Trata-se do único curso do tipo no mundo, cuja forte vocação internacional confirma a cidade italiana como um centro global da cultura do café. Os 28 estudantes inscritos na atual edição são provenientes de 17 países: Albânia, Brasil, China, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Equador, Etiópia, Guatemala, Honduras, Indonésia, Itália, México, Peru, Ruanda, Estados Unidos e Tanzânia. A brasileira Livia Mundim, de Minas Gerais, é um dos 15 bolsistas. O corpo docente provém de universidades de excelência, tanto na Itália como no exterior.

Anna Rossi Illy, Presidente da Fundação Ernesto Illy, e Andrea Illy, presidente daillycaffè, estiveram presentes no evento de inauguração e expressaram a satisfação pelo sucesso obtido pelo Mestrado. Nas seis primeiras edições, o projeto ofereceu estudos interdisciplinares de alto nível a mais de 100 estudantes de vários países.

"Os futuros gestores de café sabem como é importante embarcar no mundo da bebida com a preparação adequada e, neste ano, um número recorde de alunos se matricularam. Já foram criados exemplos virtuosos de compartilhamento de conhecimento ao longo dos anos, como na Universidade Zamorano, em Honduras, onde estudantes de países centro-americanos formados no Mestrado criaram um curso composto por cinco módulos de estudos aprofundados do café e ensinam pessoalmente aos alunos de lá”, declarou Anna Rossi Illy.

O curso, que totaliza 400 horas-aula, será ministrado em inglês nas dependências da illycaffè e terá duração de cinco meses: de 16 de janeiro a 16 de junho de 2017. A conclusão será em meados de outubro, quando os estudantes apresentarão suas dissertações.