Estão abertas, aos cafeicultores associados à Cooperativa Agropecuária Centro Serrana (Coopeavi), as inscrições para o Prêmio Pio Corteletti Arábica e Conilon Especial. Os três primeiros vão receber prêmios em dinheiro e terão garantida a venda dos lotes.

A premiação tem por objetivo identificar, incentivar e premiar os melhores cafés das espécies arábica e conilon produzidos no Espírito Santo e Minas Gerais. O regulamento está disponível aqui e as inscrições devem ser feitas até 21 de novembro.

Na categoria arábica, o vencedor ganhará R$ 5.000; o segundo colocado R$ 3.000; e o terceiro R$ 2.000. Já na categoria conilon os prêmios são: R$ 1.500 (1º colocado), R$ 1.000 (2º colocado) e R$ 500 (3º colocado).

Regras
Estão aptos a participar do Prêmio produtores do Espírito Santo e Minas Gerais associados à Coopeavi, com grãos preparados por via úmida, ou seja, descascados em cereja (Cereja Descascado) e/ou despolpados, processo de secagem ao sol ou fornalha de fogo indireto.

Para os produtores de arábica, o requisito é que cada lote único inscrito possua no mínimo cinco sacas beneficiadas (300 kg líquidos) e no máximo 30 sacas beneficiadas (1.800 kg líquidos), bica corrida, devidamente acondicionadas em sacaria de estopa nova.

Já para produtores de conilon, cada lote deve conter no mínimo cinco sacas beneficiadas (300 kg líquidos) e no máximo 25 sacas beneficiadas (1.500 kg líquidos), devidamente acondicionadas em sacaria de estopa de primeira ou segunda viagem.

A divulgação da lista de produtores aptos a participarem do concurso está prevista para o dia 23 de novembro. Já o período de comercialização acontecerá entre 26 de novembro e 7 de dezembro. O evento de encerramento com a divulgação dos vencedores, entrega de certificados e premiação dos primeiros colocados ainda não tem data e local definidos.

A comissão julgadora será composta por no mínimo três profissionais, devidamente reconhecidos no mercado de cafés finos e especiais. A metodologia de prova será baseada no protocolo internacional dos Robustas Finos desenvolvido pelo Coffee Quality Institute (CQI).

POR EQUIPE CAFÉPOINT