A colheita de café no Brasil na safra 2017/2018 está chegando ao fim, atingindo 94% até o dia 22 de agosto, segundo levantamento semanal da consultoria Safras & Mercado. Considerando a estimativa da instituição para a produção de café no país, de 51,1 milhões de sacas de 60 kg, é apontado que foram colhidas 48,21 milhões de sacas até a última terça-feira. 

Em comparação com o mesmo período do ano anterior, a colheita está levemente adiantada, uma vez que, naquela época, estava em 91%, mesma média dos últimos 5 anos. De acordo com o consultor da instituição, Gil Barabach, é natural que o ritmo da colheita diminua na reta final, visto que em muitos casos resta apenas a varreção e um repasse final.

Conforme o relatório, com o andamento do beneficiamento e do aparecimento dos cafés nas praças de comercialização, percebe-se, realmente, que será uma safra miúda e com percentual de broca acima do normal, especialmente no Sul eCerrado de Minas.
A colheita de arábica andou 5 pontos percentuais na semana e alcançou 93% da safra. Com isso, os trabalhos seguem bem acima de igual época do ano passado (89%) e também acelerados na comparação com a média histórica para o período, que gira em torno de 88% da produção. No conilon, a colheita já foi encerrada.