O tempo seco em áreas produtoras de café do Brasil tem preocupado os produtores. Se por um lado, a condição climática tende a beneficiar a finalização dos trabalhos de colheita da safra 2018/19, por outro, já tem danificado plantações e a expectativas de produção para a próxima temporada ficam cada vez menores.

"Estamos vendo um quadro bastante preocupante em termos de seca e temos a expectativa de formação de El Niño para o último trimestre do ano e não sabemos como as chuvas irão se comportar de setembro em diante", afirma o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais do município, Mário Guilherme Ribeiro do Valle.

De acordo com mapas do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), não chove de forma generalizada sobre áreas produtoras de café em Minas Gerais, maior estado produtor, e no Espírito Santo há pelo menos 90 dias. Em contrapartida, lavouras que estão em áreas do Paraná e em Rondônia tiveram um pouco mais precipitações.

A Bolsa de Nova York (ICE Futures US), principal referencial para as negociações de café pelo mundo, repercutiu o clima no Brasil na sessão da última sexta-feira (27). O vencimento setembro/18 subiu 80 pontos no dia, fechando a US$ 1,1035 por libra-peso depois de recuar 145 pontos no pregão anterior.