Em Varginha (MG), equipe do Senar Minas se reuniu com o Diretor Presidente da Fundação Procafé, José Edgard Paiva, e o Coordenador de Assistência Técnica e Gerencial, João Marcelo. O encontro visava tratar de assuntos relacionados ao programa de Assistência Técnica e Gerencial do Café – ATeG Café.

A reunião pautou a parceria entre as duas entidades, que acontece desde 2016 e atua no desenvolvimento e na operacionalização do ATeG Café na região Sul de Minas, e os resultados, que tem sido positivos na direção dos objetivos.

A fim de aprimorar e reforçar essa parceria, o superintendente propôs uma abrangência maior na região, com contratação de mais técnicos de campo, aumento e melhoria na qualidade do monitoramento por meio de supervisões mais frequentes junto aos técnicos com profissionais que ofereçam exclusividade e ações de capacitações específicas para produtores e funcionários com foco nas deficiências identificadas pelos técnicos de campo, com a finalidade de incrementar o ATeG no estado.

São medidas que poderão desenvolver melhorias na qualidade e produtividade da cultura do café na região e, consequentemente, melhorar os ganhos e a qualidade de vida dos produtores e de profissionais envolvidos na cafeicultura do Sul de Minas. O grupo esteve presente na fazenda experimental da Fundação Procafé para conhecer algumas áreas de experimentos e, na sede central, os laboratórios de análise de solos, de análise foliar, de análise de fertilizantes, de produção de mudas de café “in vitro” e demais dependências.

Segundo o gerente regional de Lavras, “foram reuniões bastante proveitosas onde o Senar se mostrou um líder na iniciativa do desenvolvimento da agricultura regional e nacional, e cada vez mais parceiro das entidades que têm objetivo em comum, que almejam o engrandecimento do agronegócio e o desenvolvimento do produtor rural”.

As informações são da Sistema Faemg/Senar-MG.