Novos equipamentos e plataformas podem revolucionar a agropecuária brasileira

Novas tecnologias desenvolvidas por startups brasileiras prometem revolucionar a vida do produtor, com tecnologia de ponta dentro e fora do campo para alavancar a produtividade na fazenda. “Até mesmo os pequenos agricultores, focados na agricultura familiar, já começam a ter algum contato com internet, smartphone, computador”, afirma o coordenador do comitê de Agritech da Associação Brasileira de Startups (ABStartups), Maikon Schiessl.

A corrida da inovação

A mudança de perfil do produtor sinalizada por Schiessl abre espaço para uma infinidade de novas tecnologias. E essa tendência abre espaço para que empreendedores lancem inovações voltadas para a automação agrícola, que prometem melhores práticas de irrigação e uso do solo, além de permitir o uso de dados de geolocalização e meteorologia.

É o caso do cientista da computação Pedro Dusso, CEO e cofundador da Aegro, startup com origem no Rio Grande do Sul. Ele se uniu a mais quatro amigos para criar uma ferramenta com foco em automatizar a gestão de produção agrícola. O Aegro foi desenvolvido para gerir lavouras de grãos, mas os empreendedores já estão desenvolvendo a versão do aplicativo para outras culturas e a pecuária. “Devemos entrar na pecuária no segundo semestre de 2017”, diz Dusso. “Na ausência de tecnologias apropriadas, o produtor acaba tendo que trabalhar muito com base na experiência e no instinto. Faz decisões difusas e muitas vezes sem planejamento”, afirma Dusso.

Com o programa, o agricultor consegue realizar o planejamento da safra nos mínimos detalhes. É possível registrar as doses e datas de aplicação de defensivos e fertilizantes, ter o controle total de semeadura, irrigação e colheita, por exemplo, além de permitir o monitoramento de pragas agrícolas.

O doutor do campo

Há também novos equipamentos, como o Doctor Farm. Idealizado pela equipe do engenheiro mecânico Matheus Ladeia, o equipamento promete levar o campo brasileiro à era da internet das coisas e do big data, através da inteligência artificial. Utilizando equipamento sem fio alimentado por energia solar, o Doctor Farm inclui um coletor capaz de armazenar todas as variáveis climáticas (pluviometria, velocidade e direção do vento, índice de radiação UV, taxa de gás carbônico, umidade do ar e temperatura) e de solo (umidade, PH e temperatura).

As informações são captadas por sensores distribuídos pela lavoura e enviadas para uma central. Com esses dados, o equipamento gera gráficos, alertas e sugestões de manejo. “O Doctor Farm identifica quaisquer necessidades e deficiências que a fazenda tenha. Deficiência hídrica, localização em que precisa de água, onde tem água demais, onde precisa se preocupar com sombreamento”, explica Ladeia. “Além disso, o sistema registra doenças, pragas e infestações.”

Barter online

Outra tecnologia promissora é a plataforma Bart.Digital, criada com a ambição de digitalizar as operações de barter no Brasil. O Bart.Digital automatiza, agiliza e possibilita que o credor rastreie toda a operação. “Hoje, no Brasil, a operação de barter é burocrática e há uma indesejada lentidão na formalização de todos os documentos”, afirma Renato Girotto, cofundador e CEO da empresa.

Segundo Girotto, é preciso colocar inteligência nessa cadeia e automatizá-la. “A nossa plataforma gera documentos automáticos padronizados, com aviso entre as partes da cadeia de barter, inteligência cognitiva que interpreta os documentos e cria um lastro de toda a operação”, explica o CEO. “A ideia é incluir na plataforma todos os players da cadeia: cooperativa, indústria, revenda e trade.” Além disso, no futuro, o Bart.Digital também será capaz de monitorar fazendas via satélite para acompanhar a produção agrícola e evitar calotes a credores dos produtores.

O que vem por aí?

Conheça algumas startups que estão semeando novas tecnologias nas lavouras

Aegro

Aplicativo compatível com iOS, Android e web que automatiza a gestão de todo o processo de produção agrícola.

www.aegro.com.br

Agropixel

Sistema em nuvem para integrar agricultura de precisão, fundamentos agronômicos, ferramentas de gestão, geoprocessamento e sensoriamento remoto.

www.agropixel.com.br

Agruh

Site que auxilia a compra de produtos agropecuários.

agruh.com.br

Bart.Digital

Plataforma web criada com a ambição de digitalizar as operações de barter no Brasil. Agiliza e possibilita que o credor rastreie toda a operação.

http://bart.digital

Doctor Farm

Conjunto de equipamentos que monitoram a fazenda 24 horas por dia e analisam dados como variáveis climáticas e do solo, além de alertar sobre pragas.

blog.doctorfarm.com.br

Hidrofito

Produtos e serviços voltados à agricultura de precisão, irrigação agrícola e paisagística.

www.hidrofito.com.br

Ostera Tecnologia

Soluções de hardware e software para reduzir custos com insumos, aumentar a produtividade e reduzir impactos ambientais da produção agrícola.

www.ostera.com.br

Pastar

Market place digital para comercialização de animais e produtos agrícolas.

www.pastar.com.br

Promip

Produtora de ácaros predadores para o controle biológico de pragas em culturas como a do morango e a do tomate.

promip.com.br

Sencer

Desenvolvedora de sensores baseados em nanotecnologia voltados para o monitoramento da umidade do solo.

www.sencer.com.br

* Essa é uma versão resumida da reportagem publicada na revista Farming Brasil.