Dois sistemas de baixa pressão ajudam a organizar muita instabilidade sobre o Sul do Brasil onde chove na faixa oeste do Rio Grande do Sul o que atrapalha muito o plantio do arroz e até mesmo da soja na região das Missões. No restante dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina a chuva irá ganhar intensidade ao longo do dia o que pode atrapalhar os trabalhos de campo.

Café
Segundo o agrometeorologista da Climatempo, Marco Antônio Santos, na terça-feira (25/10), chuvas também são observadas e esperadas nos estados do Paraná, São Paulo e sobre a região sul e sudoeste de Minas Gerais. O fato “possibilita a elevação dos níveis de umidade do solo e garante melhores condições ao desenvolvimento dos cafezais e dos citros, cujas lavouras estão em fase de desenvolvimento dos frutos”, pontua o agrometeorologista.

Em São Paulo, metade Sul de Minas, Rio de Janeiro, sul do Espírito Santo, Mato Grosso e Rondônia há previsão de pancadas de chuva de forma irregular. “Vale lembrar, como a atmosfera está muito quente, essas pancadas de chuva poderão estar associadas a muitos raios, ventos fortes, causando alguns prejuízos pontuais nas lavouras”, afirma.

Em Goiás, norte de Minas Gerais, Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia a semana deverá ser de tempo mais aberto com possibilidade para eventuais pancadas de chuva de forma localizada, com a ausência de chuvas regulares, as temperaturas se manterão elevadas neste período.