Neste ano, a Semana Internacional do Café (SIC) será realizada entre os dias 7 e 9 de novembro, no Expominas, em Belo Horizonte.  Serão mais de 25 eventos simultâneos, dentre eles palestras, seminários, cursos, workshops e concursos para cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e apreciadores.

O Sistema FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) é um dos realizadores do evento e contará com novidades no estande institucional, no empório do Senar Minas, no Espaço Café+Forte e no estreante Espaço Inovação.

Espaço Café+Forte
No local, os visitantes poderão entender sobre o programa do Sistema FAEMG voltado à gestão de custos da cafeicultura.  Será lançado o Sistema de Gestão do Café+Forte (SGC+F), uma plataforma online para gerenciamento dos custos de produção e da atividade cafeeira. Também são destaques os minicursos e oficinas de degustação, custo de produção, planejamento estratégico e operacional.

A programação completa do Espaço Café+Forte e as inscrições para participar das atividades estão no site da SIC. As vagas são limitadas, por isso é importante realizar o credenciamento com antecedência.  Maiores informações: (31) 3074-3043 ou cafemaisforte@faemg.org.br

Espaço Inovação NovoAgro 4.0
Será dedicado a Startups e empresas de base tecnológica que apresentarão seus produtos e serviços relacionados com a cadeia produtiva do café.

Estande Sistema FAEMG

Empório Senar Minas
Trará novidades na parte tecnológica, onde os visitantes poderão levar de recordação uma foto sua em uma das lavouras de café das cinco regiões produtoras do estado.  Outra atração será a presença de um barista que irá preparar bebidas de diferentes origens e em métodos de extração, ensinando ao público como identificar as características de cada um deles.

ATeG Café
Cerca de 400 cafeicultores do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG Café), atendidos pelo SENAR MINAS, estarão presentes. O destaque é o 2º Cupping de Cafés Especiais do ATeG no dia 7 de novembro, das 13h30 às 15h30 e das 18h às 20h, na sala de Cupping & Negócios.

Fomento à cafeicultura
Os visitantes poderão conhecer mais sobre a Federação, SENAR Minas, INAES e dos Sindicatos sobre os produtos e serviços que oferecem.

Atualmente, o SENAR Minas oferece 15 cursos ligados à cafeicultura, que vão das técnicas de plantio aos métodos de preparo. O programa de gestão Café+Forte, do Sistema FAEMG, ajuda o produtor a administrar o custo da produção e identificar o momento mais vantajoso para negociar o café. A FAEMG também atua em projetos para promoção dos cafés de Minas Gerais, valorização das Indicações Geográficas e dos grãos produzidos no estado.

Semana Internacional do Café 2018
Quando: 7 a 9 de novembro
Horário: das 11h às 20h
Onde: Expominas – Av. Amazonas, 6200 - Gameleira, Belo Horizonte (MG)