Histórico SINDICAFÉ-MG

Em sessão solene, realizada no dia 16 de Outubro de 1962, no salão nobre do Café Brasil situado na Rua Mauá, 851 em Belo Horizonte, os industriais e comerciantes de torrefação e moagem de café deliberaram criar uma associação que congregasse todos os proprietários, de torrefação e moagem do café, em Minas Gerais.

A reunião foi aberta pelo contador do Café Nacional, Sr. Vicente Gomes de Oliveira, que logo dirigiu a presidência dos trabalhos ao Dr. Geraldo Magela de Mello responsável por planejar a forma jurídico-administrativa da entidade. O Sr. Presidente então, colocou sob apreciação dos presentes o Estatuto da Associação Profissional da Indústria de Torrefação e Moagem de Café de Minas Gerais, que foi aprovada por unanimidade. Em seguida, elegeu-se, por aclamação, a primeira Diretoria da Instituição.

Já nesta reunião, algumas outras providências foram tomadas, inclusive a de se colocar em funcionamento imediato a Associação, que tem os interesses de seus associados como objetivo precípuo defender junto ao IBC e outros órgãos governamentais, bem como o de dar assistência jurídica, contábil e social a seus integrantes. Para tanto, o Café Brasil colocou à disposição da nascente e promissora Associação, sem ônus algum, uma sala e moveis para seu funcionamento provisório.

Ao Final da sessão, o plenário agradeceu á comissão organizadora e ao Café Brasil sua colaboração, bem como deixou registrados seus agradecimentos á Federação das Indústrias de Minas Gerais e a Delegacia Regional do Trabalho, em Minas Gerais, os esclarecimentos e informações prestadas, nascia-se então o Sindicato da Indústria de Café do Estado de Minas Gerais. SINDICAFÉ-MG.

Diário do Comércio N°9.087 18 de Outubro de 1962.