Revista Super Varejo - em 26/08/2014

A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) reuniu a imprensa para apresentar a nova campanha de marketing em comemoração aos 25 anos do Programa Permanente de Controle do Café – Selo de Pureza ABIC. Com o mote “Tudo que é Puro é Melhor”, a campanha será veiculada em diferentes mídias do país e visa a valorização do café, fortalecendo a imagem da marca ABIC como referência no universo da bebida e credencial de força e confiança para as marcas de café.

“O Selo tem 25 anos e carece de renovação. As pessoas mais maduras conhecem o selo, mas os mais jovens precisam conhecer”, destaca o vice-presidente de marketing e comunicação da ABIC, Manoel Assis. Para essa campanha, ele diz que a entidade realiza um investimento de R$ 3 milhões, sendo que R$ 2 milhões serão destinados às propagandas nas diferentes mídias (rádio, TV, revistas, on-line e redes sociais) e R$ 1 milhão na coleta de amostras de café para análises que atestem a pureza do produto.

A coleta de amostras de café a serem avaliadas em laboratório é explicada pelo presidente da entidade, Américo Sato. “Somos favoráveis a melhoria da qualidade do café no Brasil. Para isso, fazemos a coleta dos produtos no supermercado, para adquirir o produto que o consumidor vai comprar, e então levamos para análise em laboratórios credenciados. Nós aumentamos para aproximadamente 3500 coletas, o que é bastante custoso”, afirma, dizendo que a instituição não recebe contribuição do Estado para este tipo de trabalho.

De acordo com a agência Havas Worldwide, responsável pela ação, a proposta da campanha é seguir pelo lado emocional do consumidor, ampliando a percepção do termo pureza, identificando-o como algo autêntico e legítimo. “Tínhamos o público-alvo amplo de quem toma café e queríamos estimular os jovens no consumo”, aponta o diretor de criação da agência, Pedro Souza, em complemento a declaração de Assis.

A campanha deverá impactar 102,9 mil pessoas, mas segundo a equipe de marketing da entidade, os resultados da ação devem ser observados entre novembro e outubro do próximo ano. Segundo a associação, o consumo de café no Brasil registrou crescimento de 1,87% no consumo do produto no período que compreende maio de 2013 a abril de 2014 referente a igual intervalo de tempo no comparativo de 2013 com 2012. Entre os associados da instituição, o avanço foi de 2,9%, com um aumento aproximado de 400 mil sacas a mais.