Dez produtores de café do Cerrado Mineiro atendidos pelo Educampo conquistaram o Certificado em Agricultura Regenerativa da Regenagri, empresa que faz auditoria a partir dos parâmetros de certificação da inglesa Control Union. Agora, os cafeicultores se juntam a outros 12 auditados, somando uma área total com mais de 19 mil hectares atestados, sendo 8.632 hectares de café, com práticas sustentáveis de cultivo com regeneração natural do solo, que reduz as emissões de carbono no meio ambiente.

As 12 primeiras propriedades rurais receberam a certificação em 2022. As últimas 10 fazendas, que ganharam o selo este ano, foram avaliadas em critérios como: práticas de cultivo, gestão de resíduos, uso de insumos agrícolas e impacto social. Os produtores tiveram o apoio da Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocacer) nos processos de interpretação e implementação da norma e no acompanhamento da auditoria. “Esta conquista é significativa e representa um passo a mais em direção à transformação da cafeicultura e das práticas mais sustentáveis e regenerativas na região”, afirma o Presidente Executivo da Expocacer, Simão Pedro de Lima.

Conscientes e dispostos a atender a demanda cada vez mais recorrente do mercado, os cafeicultores da região contam ainda com a parceria do Sebrae Minas, por meio do Educampo, plataforma criada para disseminar inteligência de informações compartilhada, propiciando o aumento da produção, competitividade e rentabilidade das propriedades rurais. Além disso, a iniciativa está alinhada aos pilares da sustentabilidade para impulsionar práticas voltadas para a preservação do meio ambiente, responsabilidade social e transparência empresarial. 

“Queremos que os produtores rurais estejam cada vez mais conectados às exigências e necessidades do mercado, por meio de uma produção mais sustentável e representativa. Os resultados transbordam a ótica gerencial e demonstram que a eficiência da cafeicultura a longo prazo também está relacionada ao desenvolvimento de aspectos sociais, ambientais e de governança”, explica a analista do Sebrae Minas Naiara Marra.

A conquista dos produtores do Cerrado Mineiro, com a certificação em agricultura regenerativa, reforça o pioneirismo do território como referência nacional e mundial na produção de cafés especiais, que abrange 55 municípios das regiões do Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas, a primeira do país a receber a Indicação de Procedência (IP), concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) em 2005, e a Denominação de Origem (DO), conquistada em 2013.

Fonte:
 Sebrae Minas