Segundo a consultoria Safras & Mercado, a colheita evoluiu cinco pontos percentuais em relação à semana anterior

A colheita de café da safra brasileira 2016/2017 ficou em 86% até a última terça-feira (16/08). O número faz parte do levantamento semanal de Safras & Mercado para a evolução da colheita da safra. Tomando por base a última estimativa de Safras para a produção de café do Brasil em 2016/17, de 54,9 milhões de sacas de 60 quilos, é apontado que foram colhidas 47,24 milhões de sacas até o dia 16. A colheita evoluiu cinco pontos percentuais em relação à semana anterior.

A colheita está adiantada em relação a igual período do ano passado, quando 84% da colheita estava realizada. Na média dos últimos cinco anos, a colheita no período é de 88%. Segundo o analista de Safras & Mercado, Gil Barabach, o aumento de umidade em parte do cinturão cafeeiro não prejudicou o andamento da colheita, que segue em ritmo acelerado nesse final de safra. “Já encerrada, a colheita da safra de conilon poder ser revisada mais uma vez para baixo, diante da indicação de uma quebra no Espírito Santo acima do esperado. Mas esse resultado ruim do conilon pode ser compensado, em parte, por uma performance do arábica ligeiramente melhor que o esperado. Números novos só depois do encerramento da colheita”, diz Barabach.

Segundo os dados da consultoria, enquanto a colheita de conilon já terminou, com o rendimento de 12,10 milhões de sacas, os produtores caminham para a reta final nas lavouras plantadas com arábica. Das 42,80 milhões de sacas de arábica produzidas nesta safra, somente o equivalente a 7,66 milhões de sacas ainda não foram colhidos.