O Conselho Nacional do Café (CNC), ao lado do Sistema OCB e do presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), deputado Evair de Melo, promoverão a Semana de Degustação de Cafés Especiais do Brasil, com o tema “Cafezinho com o Cooperativismo”.

O evento ocorrerá entre os dias 19 e 21 de março, no Espaço Mário Covas, da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), e conta com o apoio das cooperativas Cooxupé, Minasul, Expocaccer, Federação dos Cafeicultores do Cerrado Mineiro, Cocapec, Cocatrel, Agrocoop, Cafesul, Cooabriel, Comamo e Coopeavi, que apresentarão seus cafés ao público.

Serão degustados grãos produzidos nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Rondônia. Além de promover o café de diversas origens do Brasil e o cooperativismo na cafeicultura, o encontro também tem como objetivos oportunizar o diálogo entre representantes do setor de diversas partes do País e mostrar a necessidade de um olhar mais atencioso dos parlamentares.

De acordo com o presidente do CNC, Silas Brasileiro, a Semana de Degustação será uma grande oportunidade para colocar a cafeicultura em destaque nos espaços políticos, visto que, nos últimos anos, o setor não teve a visibilidade merecida nas ações do Governo Federal.

“Nossa cafeicultura é exemplo dentro do sistema cooperativo, que permitiu que o Brasil sempre se colocasse na dianteira e permanecesse como o País mais sustentável e maior provedor de café do mundo. Sempre demos exemplo, agora precisamos contar com o exemplo e o apoio da gestão pública para continuarmos sendo vanguarda”, conclui.

A Semana de Degustação de Cafés Especiais do Brasil é aberta ao público, que poderá degustar bebidas excepcionais durante os três dias. Haverá baristas preparando, servindo e explicando as características de cada café. No dia 20 de março, as autoridades das entidades organizadoras falarão um pouco a respeito do cooperativismo no setor e a sua importância para milhões de brasileiros.