Por Globo Rural — São Paulo

 

 

Importadores de 18 países participam de rodadas de negócios e visitas técnicas em Minas Gerais e São Paulo a partir desta quarta-feira (8/11) para conhecer e provar 30 cafés selecionados. A rodada de negócios ocorre simultaneamente à Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte.

 
 No total, são 24 compradores de continentes diferentes, entre eles Alemanha, Arábia Saudita, China, Dinamarca, Emirados Árabes Unidos, Índia, Itália, Japão, Moçambique, entre outros. As visitas e provas acontecem até o dia 15 de novembro, como parte da programação da 9ª rodada do Exporta Mais Brasil, da Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (ApexBrasil).
 

De acordo com a Apex, esses importadores representam empresas de perfil variado, que vão de grandes tradings importadoras a cafeterias de abrangência mais regional. Serão servidos aos importadores cafés arábicas de Minas e São Paulo, canéforas do Espírito Santo e Bahia e robustas de Rondônia.

“Esperamos que esses compradores voltem para seus países com negócios feitos e paladares tocados, depois de toda essa imersão sensorial no universo cafeicultor do país”, destacou, em nota, o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana.

Pela primeira vez as visitas técnicas ocorrerão em dois Estados brasileiros ao mesmo tempo. Em Minas Gerais, além de Belo Horizonte, os compradores irão a fazendas e cooperativas em Araxá, no Cerrado Mineiro, e em Oliveira, no Campo das Vertentes.

 

Já em São Paulo, o tour será em propriedades de São José do Rio Pardo, no Vale do Grama, e em Franca, na Alta Mogiana, regiões premiadas pela qualidade dos cafés especiais produzidos.

Para Vinícius Estrela, diretor-executivo da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), é preciso que o mundo conheça a nova geração de cafés que vem sendo cultivados no Brasil.

“Hoje, temos aromas mais florais, de acidez mais marcante e mais complexa, algo que só se via em cafés africanos e da América Central, por exemplo. Queremos colocar o Brasil como referência em perfis sensoriais”, afirmou também em comunicado.

Segundo o diretor, ao todo foram 30 diferentes cafés selecionados para as rodadas de negócio dessa 9ª etapa do Exporta Mais Brasil.