Neste ano, o café colombiano será o principal protagonista da mais importante feira do país, a Feira Internacional do Livro de Bogotá (Filbo). O objetivo é destacar o trabalho dos cafeicultores colombianos, além de promover a diversidade e a qualidade do café em cenários relevantes em nível nacional e internacional. Este ano a Federação Nacional dos Cafeicultores (FNC), através da marca Café de Colômbia, estará presente pela primeira vez no Filbo 2019.

Com a ideia de que não há combinação melhor do que desfrutar de um livro com um bom café, os participantes da feira encontrarão o cenário perfeito para desfrutar da bebida colombiana com a família e com a melhor companhia.

Todos os dias os visitantes poderão participar de oficinas de preparação de café filtrado com os melhores baristas do país, além de degustações de café de diferentes origens, shows de Latte Art e espaços para ler confortavelmente títulos sobre o café colombiano. Neste espaço será possível conhecer a cultura do grão, saborear todas as origens e aprender sobre o processo desde a origem até a xícara.

Programação especial em torno do café
Para o encerramento da feira, haverá um programa adicional com oficinas de preparação de café liofilizadas e shows de bartender da Buencafé, fábrica de café liofilizada da Colômbia, com sua marca Buendía.

Outra atração é a presença do ícone do Café da Colômbia no mundo e representante dos produtores colombianos, o personagem Juan Valdez, que irá compartilhar com os participantes sobre o posicionamento da instituição do café no país.

Em uma atividade altamente educacional, a escritora colombiana Gloria Beatriz Salazar irá apresentar para as crianças a Paisagem Café Cultural da Colômbia (CCPA), informando sobre sua importância, história, características e valores que a bebida oferece. A escritora e autora do livro Aventuras na Paisagem, Cultura do Café, compartilhará algumas seções de seu trabalho, para que as crianças aprendam através da leitura enquanto se divertem.

 

As informações são da Federação Nacional de Cafeicultores da Colômbia / Tradução Juliana Santin