O mercado futuro do café arábica abriu as negociações desta quinta-feira (10) na Bolsa de Nova York (ICE Future US). Operadores testam novas altas depois de encerrar o último dia com variações negativas.

O Brasil divulgou ontem os dados de embarcação referente ao mês de julho. De acordo com o Cecafé, o país exportou 3 milhões de sacas no período, o que representa alta de 18,17% em comparação com o mesmo mês em 2022. Em receita, a evolução foi de 5,2%, com o ingresso de divisas saltando de US$ 596,9 milhões, em julho do ano passado, para os atuais US$ 627,8 milhões.

Por volta das 09h36 (horário de Brasília), setembro/23 teve alta de 45 pontos, negociado por 161,15 cents/lbp, dezembro/23 teve alta de 35 pontos, valendo 160,55 cents/lbp, março/24 teve alta de 25 pontos, cotado por 161,60 cents/lbp.

O presidente da entidade, Márcio Ferreira, relata que, com diferenciais competitivos frente ao mercado global e disponibilidade nacional de oferta, as exportações dos cafés canéforas (conilon + robusta) deram um salto substancial de 245,4% no mês passado ante julho de 2022, para 505.153 sacas, destacando-se como o melhor resultado dessa variedade para um único mês desde setembro de 2020.

Na Bolsa de Londres, o tipo conilon também voltou a operar no positivo. Setembro/23 tinha alta de US$ 17 por tonelada, valendo US$ 2697, novembro/23 tinha alta de US$ 16 por tonelada, cotado por US$ 2559, janeiro/24 tinha alta de US$ 17 por tonelada, negociado por US$ 2493 e março/24 tinha alta de US$ 17 por tonelada, valendo US$ 2451.

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas