O caruncho dos grãos de café é um inseto pouco conhecido, sendo importante saber como identificar a praga e seus prejuízos. 

Também conhecido como caruncho das tulhas, ele é um inseto coleóptero, um pequeno besouro, da família Anthribidae, cujo nome científico é Araescerus fasciculatus. Ele mede cerca de 1mm, tem cor marrom, com pequenas pintas escuras. As larvas são de cor branca, com aparelho bucal, na frente, escuro. 

O caruncho ataca frutos no campo, o café em coco, nas tulhas e os grãos beneficiados nos armazéns. No campo o ataque, se restringe a frutos secos e velhos, deixados nas plantas. No café em coco, o problema é maior. Nas tulhas ou armazéns, o ataque está sempre associado a condições com maior umidade e temperaturas altas. 

A identificação do ataque é feita pela observação da presença dos insetos (figura 1) e pelo tipo dos furos e dilacerações provocados nos grãos. Os furos são irregulares e de maior diâmetro (figura 2), sendo bem diferentes daqueles provocados pelo ataque da broca. 

O controle do caruncho começa por vistorias periódicas, nas tulhas ou armazéns, e uma vez observada a presença de carunchos no café em coco, a primeira providência é proceder o beneficiamento do café. Armazenar o café bem seco e em ambiente com menor temperatura também é uma boa medida. 

Em tulhas ou armazéns, o controle químico eficiente é feito por expurgo, em ambiente fechado, com uso de fosfina (dose de 1g cada 15-20 scs de café). Pode-se manter o controle através de aplicações, em pulverização, com inseticidas piretróides, sobre a sacaria ou mediante nebulizações com Malathion, estas também em ambiente fechado.


Figura 1- Detalhe do inseto, o caruncho e de grãos perfurados/comidos por eles, suas larvas - Marechal Floriano-ES


Figura 2- Detalhe das perfurações e estragos causados nos grãos de café pelo caruncho