Enquanto Tereza Cristina viaja para reuniões na Ásia, Marcos Montes está como ministro em exercício do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Ontem (7), ele recebeu integrantes da Frente Parlamentar do Café, da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), do Conselho Nacional do Café (CNC) e de outras entidades da cafeicultura, para discutir medidas que ajudem a melhorar a situação dos produtores brasileiros de café, prejudicados pelo baixo preço do produto nos mercados nacional e internacional.

Entre as propostas que foram aceitas pelo Ministério, está a adoção de medidas para garantir preços remuneradores para o café ainda na atual safra. Para isso, está sendo desenvolvido um novo mecanismo de apoio à comercialização da safra. Montes se comprometeu a trabalhar junto ao governo para ampliar, no orçamento de 2020, as verbas destinadas ao apoio à comercialização, para o caso de ajuda efetiva aos produtores de café na próxima safra.

A Lei Orçamentária Anual de 2020 deverá ser encaminhada ao Congresso no início do segundo semestre para votação até o fim do ano. Uma terceira reivindicação é a repactuação de dívidas dos cafeicultores. O governo está se preparando para anunciar em breve medidas para facilitar a renegociação de dívidas de todos os produtores rurais.

“O governo está fazendo um grande esforço, organizado pela ministra Tereza Cristina, para buscar soluções para uma cultura que é importantíssima para o País, tanto do ponto de vista econômico quanto social. É neste momento de dificuldades que o setor vive que nós temos de encontrar soluções, adotar medidas imediatas, mas sem comprometer o futuro. Nós sabemos que a produção aumenta a cada ano e que o mercado precisa reagir a isso. Nós e os produtores precisamos ficar atentos ao futuro do mercado do café”, disse Montes.

As informações são do Mapa.

 

POR EQUIPE CAFÉPOINT