Um dos maiores bancos especializados em commodities do mundo, o Rabobank, apontou que, devido aos problemas na safra de importantes países produtores, os futuros do café arábica na Bolsa de Nova York (Ice Future US) podem trabalhar em 137,00 cents/lb, em média, nos últimos meses de 2017. O valor é maior do que o contrato de dezembro/17 registra atualmente, de 129,00 cents/lb.


Segundo a instituição, no Brasil, o surto de Broca-do-Café representa um problema crescente para o país, que é o maior produtor e exportador de arábica do mundo. Em Honduras, as árvores estão mostrando sinais de estresse após a última colheita, fortalecendo os suprimentos mundiais da variedade. 
Essa semana, a Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé) informou que cerca de 6% dos lotes de café enviados até o momento para a instituição apontam problemas causados pela praga, que impacta diretamente na produção e prejudica a qualidade da bebida. O volume praticamente triplicou nos últimos dez anos. 
Na safra 2017/2018, a cooperativa esperava receber de seus cooperados cerca de 5,6 milhões de sacas de 60 kg, mas o volume deve ficar entre 4,8 milhões e 4,9 milhões de sacas.