No Brasil, a colheita de café arábica está se aproximando da metade, conforme divulgou o boletim do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada daUniversidade de São Paulo (Cepea/Esalq/USP) divulgado na última terça-feira (18).

De acordo com o órgão, os percentuais de colheita entre as regiões estão bem próximos, com as praças paulistas da Mogiana e de Garça figurando entre mais atrasadas, com cerca de 40% do volume colhido. Em relação às praças do Sul de Minas, Cerrado e Zona da Mata, o total colhido estava entre 45 e 60% na última semana. 

No Paraná, os trabalhos de campo estão em cerca de 55% da área, frente a 75% em relação ao mesmo período do ano passado. Apesar da maior produção na safra 2018/2018, o cenário, segundo o Cepea, é reflexo do atraso nas atividades de campo, que ocorreu em função das chuvas no final de maio e início de junho.

Em relação à colheita do colino, o centro de estudos diz que está praticamente finalizada no país, o que faz com que os produtores foquem no beneficiamento dos grãos.