Produtoras rurais, representantes de agroindústrias, cooperativas e associações vão se reunir no primeiro congresso para mulheres

As mulheres conquistam cada vez mais espaço em vários setores da economia. No agronegócio, o cenário não é diferente. Com a formação de grupos femininos, elas estão se engajando e fortalecendo a presença da mulher no campo. Um exemplo desse engajamento será a realização do primeiro Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, que será no dia 25 de outubro, em São Paulo (SP).

Teresa Vendramini, produtora rural e presidente do Núcleo Feminino do Agronegócio (NFA), será uma das palestrantes do congresso. “A minha expectativa para o congresso é muito alta, eu acho inédito o que está acontecendo. Eu me surpreendi com o interesse das pessoas”, conta Teresa. Para ela, as mulheres sempre tiveram forte atuação no setor, mas não tinham visibilidade. “Sempre existiram mulheres no agronegócio, mas eu percebo um movimento de mulheres mais jovens que por opção querem estar no setor. Esse é um diferencial em relação ao que acontecia no passado”, diz Teresa.

A presidente do NFA herdou fazendas de sua família e entrou na atividade rural há apenas sete anos. Formada em Sociologia e Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, Teresa deixou a profissão para criar bovinos e produzir cana-de-açúcar. “Eu tive que assumir o negócio e aprender tudo, tive muita sorte de gostar”, conta. No evento, ela espera passar essa experiência para os visitantes. “O que eu mais acredito é que as mulheres do agronegócio precisam se conhecer e o evento vai passar a mensagem de que somos muitas.”

Congresso volta a acontecer em 2017

Inicialmente, eram esperadas 300 inscrições para o Congresso, mas até agora são mais de 500. “O Transamérica veio estudando o mercado do agronegócio e percebeu que existia a necessidade de ter alguma coisa voltada para as mulheres”, conta Renata Camargo, executiva de Desenvolvimento e Novos Negócios do Transamérica Expo Center. “O nosso interesse é que seja um evento anual. Não queremos só dar as boas-vindas, mas falar que em 2017 terá a segunda edição.”

O congresso vai ter a presença de produtoras rurais, representantes de agroindústrias, cooperativas e associações. Na abertura serão apresentados os resultados de uma pesquisa inédita, realizada com o apoio da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) sobre as mulheres no agronegócio. O objetivo é mostrar em qual região a presença das mulheres é predominante, qual é o perfil e o que elas estão buscando. As inscrições para o evento ainda estão abertas, mas as vagas são limitadas, saiba mais.