Foram divulgados os vinte finalistas do concurso NossoCafé 2018. Entre os escolhidos, 16 são de Minas Gerais, das principais regiões cafeeiras do estado, e quatro do Paraná, das cidades de Mandaguari e Congonhinhas. A competição, que está em sua 2ª edição, tem como objetivo estimular o cultivo de grãos de alta qualidade e reconhecer os melhores cafeicultores do País.

João Moraes, gerente global de café da Yara, diz que o concurso traz o conceito “O mundo pede um novo café”, que apoia a produção e valorização adequada do café especial. “O mercado de cafés especiais tem crescido a uma taxa de aproximadamente 20% ao ano nos últimos anos e deve atingir a marca de um milhão de sacas ou 5,1% do consumo nacional até 2021. É neste momento de transformação que a Yara promove o concurso”, completa.

Divididas em duas categorias (natural e descascado/despolpado/desmucilado) e avaliadas por provadores quanto ao aroma e sabor, as mais de 100 amostras recebidas na primeira etapa eram da espécie Coffea arabica, produzidas nos estados de Minas Gerais, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Espírito Santo.

Já na segunda fase, os 20 finalistas devem apresentar novas amostras, que serão avaliadas com base na metodologia Specialty Coffee Association. Serão considerados atributos como aroma, sabor, acidez, corpo, equilíbrio, uniformidade e doçura, onde as somas das notas destes fatores darão a nota final.

“Esta edição superou as inscrições de 2017 com o engajamento de produtores de todo o Brasil. A mudança do hábito de consumo faz com que os cafeicultores invistam cada vez mais em uma nutrição equilibrada com macro e micronutrientes, fundamental para a alta qualidade dos grãos e aumento da produtividade”, disse Thiago Reis, especialista agronômico da Yara.

Os vencedores do concurso NossoCafé 2018 serão anunciados no dia 8 de novembro, durante a Semana Internacional do Café, maior feira do setor que será realizada no Expominas, na cidade de Belo Horizonte (MG). O primeiro colocado de cada categoria terá seu lote de cinco sacas adquirido pela Yara por um valor de R$ 1.500 a saca beneficiada de 60 quilos, além de ter a marca de sua propriedade estampada nas embalagens do NossoCafé, distribuídas globalmente pela empresa.