A cafeicultura moderna passa por constantes e importantes mudanças. Precisamos ficar atentos a novas tecnologias.

Uma entre tantas tecnologias que vem nos auxiliando a diminuir a bienalidade de produção do cafeeiro, nos auxiliam a melhorar bebida e peneira é o uso cada vez mais frequente de substancias húmicas (SH).

As substâncias húmicas(humina, ácido flúvico e ácido húmico) são consideradas a parte final da decomposição da matéria ogânica do soloe representam cerca de 70% do C presente no solo.

Os benefícios trazidos pela suplementação com produtos a base de substâncias húmicas, principalmente os ácidos húmicos são inúmeros. O aumento da CTC, o poder de melhorar a estrutura física do solo, aumentando assim a retenção de água, melhorando o enraizamento e tantos outros benefícios. Os resultados práticos já existentes, explicam melhor seus efeitos fito hormonal, metabolismo enzimático no vegetal e na rizosfera, disponibilidade de nutrientes, levando a melhores respostas de qualidade e sanidade vegetal.

Desse modo, temos respostas a questionamentos que diariamente nos deparamos a respeito da ação dos ácidos húmicos na disponibilidade e absorção de nutrientes; no equilíbrio hormonal das plantas; no metabolismo enzimático dos vegetais; sua ação quelatizante e a sua habilidade de minimizar a toxicidade e salinidade dos fertilizantes nos solos.

É fácil observar no campo, que o primeiro par de folha após a aplicação de substâncias húmicas, fica praticamente o dobro do tamanho do par de folha anterior, o entrenó também fica maior, isso é em função do melhor aproveitando dos nutrientes após as adubações, pelos motivos acima já descritos.

Enfim, tecnologia temos, basta sabermos como empregá-las e acreditar em uma cafeicultura moderna cada vez mais sustentável.