Uma nova tecnologia de poda para o café arábica, que aumenta a produtividade média da lavoura em 28%, entre outros benefícios, será apresentada aos agricultores pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) na quinta-feira (4/8), em Brejetuba, no Dia Especial de Poda Programada de Ciclo para o Café Arábica (PPCA). O evento terá início às 12h30.

Os profissionais do Incaper apresentarão essa nova tecnologia na Escola Família Agrícola e na Propriedade de José Côco Camporez, na Comunidade do Córrego Vargem Grande.

A poda programada de ciclo no café arábica é uma tecnologia de manejo da culturaoriunda de resultados de pesquisa científica de oito anos, advindos de experimentos e Unidades de Observação conduzidos desde 2008 pelo Incaper.

“A PPCA foi desenvolvida com base nos princípios utilizados para o estabelecimento da poda programada de ciclo para o café conilon e com o objetivo de oferecer ao produtor uma alternativa mais sustentável de manejo nas lavouras de café arábica, que proporcione maior longevidade, com manutenção de seu potencial produtivo”, explicou o diretor técnico do Instituto, Mauro Rossoni Júnior.

Principais vantagens da poda programada de ciclo para café arábica

- Redução média de 50% de mão de obra na colheita manual.
- Maior uniformidade das floradas e da maturação dos frutos.
- Aumento superior a 28% na produtividade média da lavoura em 5 colheitas.
- Elimina a safra zero na renovação da lavoura.
- Facilidade de entendimento e execução.
- Padronização do manejo da poda.
- Maior facilidade para realização da desbrota e dos tratos culturais.
- Menor pressão e melhoria no manejo de pragas e doenças.
- Maior estabilidade de produção na lavoura.
- Maior facilidade para realização da colheita.
- Possibilidade da colheita semimecanizada.