Vanusia Diretora Executiva OIC

A brasileira Vanusia Nogueira foi eleita a nova Diretora Executiva da Organização Internacional do Café (OIC). O veredito aconteceu após os representantes dos países-membro da principal organização global cafeeira participarem de uma cerimônia de votação nos dias 9 e 10 de fevereiro, durante a 131ª Sessão do Conselho Internacional do Café. Além de Vanusia, representantes do Vietnã e do Congo também concorreram à posição.

Nascida em Minas Gerais, a executiva é filha e neta de produtores e comercializadores de café, e é conhecida no setor por sua postura firme diante dos desafios. Há 25 anos no cargo de Diretora da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), Vanusia promoveu a produção nacional no país e no exterior, destacando a qualidade e a sustentabilidade dos cafés brasileiros, contribuindo para a consolidação do produto nacional em parceiros tradicionais e para a abertura de novos mercados aos grãos brasileiros.

Além disso, foi responsável por conduzir os trabalhos para a implementação do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”, em 2008, desenvolvido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que tem foco na promoção comercial do café brasileiro no mercado externo.

No início de dezembro de 2021, Celírio Inácio da Silva, Diretor Executivo da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) recebeu a atual Diretora Executiva da OIC para um almoço na sede da Associação. Desde a divulgação da candidatura, a ABIC declarou apoio à Vanusia e ressaltou a importância dela para o setor cafeeiro.

Sobre o resultado da eleição, o Diretor da ABIC destaca: “A Vanusia é uma pessoa que entende muito de café. Assumiu o BSCA trazendo informações relevantes e novidades fundamentais para a cafeicultura brasileira. Temos certeza de que ela representará com excelência a cafeicultura brasileira e que irá agregar ainda mais valor para a imagem do café no mundo”.

Com a candidatura embasada consensualmente pelos setores público e privado do país, que contou com apoio da diplomacia do Brasil durante a campanha, a eleição de Vanusia para o principal posto da cafeicultura global resulta dos trabalhos desenvolvidos, principalmente, como diretora da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e em diversos fóruns internacionais, como Specialty Coffee Association (SCA), World Coffee Producers Forum (WCPF), Rainforest Alliance, Alliance for Coffee Excellence (ACE), entre outros.

Honrada com a eleição, Vanusia acredita que a condução do principal organismo mundial do café envolverá a apresentação de um novo direcionamento para toda a cafeicultura global. “Foi uma honra ver o reconhecimento do trabalho e ter minha candidatura referendada, tanto pelo setor privado, quanto pelos órgãos do governo brasileiro. Estou ciente do grande desafio que assumo a partir de hoje, que é conduzir a reestruturação e a modernização da OIC. Buscaremos coordenação setorial para trabalhar questões prioritárias, como renda próspera e de bem-estar para cobrir custos e possibilitar uma vida decente aos produtores; ampliar a transparência de mercado; propor e implantar políticas e mecanismos de financiamento globais; e gerar foco em produção e abastecimento sustentáveis, bem como no consumo responsável”, declarou a nova executiva da OIC.