Café barista, o que é? Provavelmente você, fã de café, já deve ter lido ou ouvido este termo. Dominar a arte, as técnicas e nutrir o profundo conhecimento do grão de café, desde sua plantação até o processo de colheita, seleção, torra, moagem e preparação são algumas das características por trás de um profissional barista.

Podemos dizer que o café feito por um barista é uma espécie de obra de arte, capaz de provocar as melhores sensações em quem tem a oportunidade de degustar esta bebida especial. Para o barista, a meta é sempre estar em busca da xícara de café perfeita.

Café barista, o que é? Qual a história? O que compõe a formação de um barista e quais faculdades oferecem este curso? É sobre isso que falaremos a seguir, acompanhe!

História

O surgimento do café remonta a uma antiga lenda do ano de 575, a Lenda de Kaldi. De acordo com ela, em uma província do velho reino da Abissínia, um humilde pastor chamado de Kaldi percebeu que as ovelhas de seu rebanho se mostravam mais animadas e vibrantes ao se alimentarem de determinadas bagas de um arbusto.

Curioso, ele mesmo saboreou as bagas e percebeu uma certa ação estimulante após o consumo, levando então algumas destas bagas para o convento. No entanto, os monges locais imaginaram se tratar de uma espécie de “tramoia do diabo”, atirando então as bagas ao fogo.

Um aroma delicioso então tomou conta de todo o convento, consagrando assim uma espécie de milagre. Surgia então a bebida mais apreciada no mundo, o café, utilizado para manter os monges acordados durante as vigílias de orações.

O papel de um bom barista é semelhante ao de um sommelier, tanto que a origem do nome café está intimamente ligada ao vinho. A palavra “Qahwa”, de onde se origina a palavra café, significa vinho em árabe. Tanto que na Europa o café ficou mais conhecido como “vinho da Arábia”.

Formação

O termo barista é de origem italiana e é usado para designar o profissional especialista na preparação de bebidas com base no café espresso, drinks e cappuccinos.

O consumo de café cada vez mais elevado e o padrão de qualidade dos consumidores mais exigente são fatores que destacam ainda mais a importância de um barista.

Esta profissão necessita de uma formação específica que aborda desde a história do café, o conhecimento dos grãos, a excelência em tirar o melhor café espresso e a versatilidade e criatividade em fazer e criar diferentes tipos de cafés, bem como drinks e bebidas que envolvam o café como ingrediente base.

A formação deste profissional pode variar de acordo com a instituição de ensino, porém, em linhas gerais os tópicos que compões a grade de estudos são:

  • Perfil do Barista
  • O Café
  • A Máquina de Espresso
  • Moinho
  • Utensílios e ferramentas
  • Drinks e bebidas à base de Café