A Twin, organização não governamental sediada no Reino Unido, publicou um relatório em que demonstra como as organizações de pequenos produtores (SPOs) podem florescer no mercado internacional de café.

Segundo a organização, os pequenos produtores produzem cerca de 80% do café do mundo, e para marcas cujo negócio depende de sua capacidade de vender um produto consistente de alta qualidade, ter um fornecedor confiável é essencial.

O relatório pesquisou 31 SPOs em toda a África Oriental e América Latina, com filiação variando de 400 a mais de 200.000. Todos os entrevistados eram certificados Fairtrade e 85% tinham pelo menos outra certificação.

As principais conclusões incluíram:

- Os atributos comuns para que as SPOs tenham sucesso não são diferentes de qualquer outro negócio: liderança forte, objetivos claros, foco na qualidade, atendimento ao cliente e visão de futuro.

- Os compradores devem considerar o estabelecimento de contratos de várias estações com os fornecedores para permitir que planejem e invistam melhor em seus negócios e fazendas. Isso também pode suportar os SPOs para acessar o financiamento.

- O desenvolvimento de um memorando de entendimento de longo prazo baseado em valores e visão estabelecerá as bases de relacionamentos bem-sucedidos entre compradores e produtores.

- Os compradores que se engajam em comunicação direta e regular com os SPOs estabelecerão boas relações de trabalho e obterão um melhor entendimento dos desafios complexos no terreno.

- A transparência é vital na cadeia de fornecimento: os compradores devem compartilhar o máximo de informações sobre seus negócios do que eles esperam das SPOs.

- As SPOs devem considerar a diversificação de culturas e negócios para espalhar o risco, especialmente à luz de um clima em mudança.

“Na Twin, acreditamos que conectar os produtores de café com os compradores beneficiará a todos. É fantástico poder compartilhar as perspectivas dos produtores e destacar para os compradores como eles podem construir relações de trabalho sólidas", afirmou o diretor administrativo da dupla, Richard Anstead.

"Espero que as recomendações neste relatório forneçam valor e estabeleçam as bases de muitas cadeias de fornecimento responsáveis".

A pesquisa revelou que não importa o tamanho ou o local da organização, há alguns benefícios comuns para os produtores que trabalham juntos em uma união organizada. Por exemplo, 74% acharam que há mais oportunidades de acessar os mercados internacionais como um grupo organizado de produtores, em vez de pequenos produtores individuais.

No entanto, as SPOs ainda enfrentam enormes desafios, com 75% dos entrevistados dizendo que seu maior desafio é o acesso a financiamento e pré-financiamento. Outras ameaças incluíram mudanças climáticas, um mercado volátil e condições sociais e políticas desafiadoras.

A Twin disse que o setor não pode funcionar sem pequenos agricultores e as SPOs, e os compradores precisam de fornecedores confiáveis que produzam café de alta qualidade.

“Quando você compra de uma cooperativa, você recebe o toque pessoal; você está em contato com eles diretamente e você sabe de onde o café está vindo,” diz Tom Blackwell, da Finlays, no relatório.

O relatório conclui com recomendações práticas para ambos os lados da cadeia de suprimentos para adotar e construir relacionamentos que sejam benéficos para todos. Para mais informações, acesse www.twin.org.uk.

As informações são do Gcrmag.com / Tradução Juliana Santin