A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) aprovou o pedido do Departamento de Agricultura do Havaí (HDOA) para utilizar fungicida para combater a ferrugem da folha do café, uma doença que afeta os patógenos das plantas.
O fungicida, Priaxor Xemium, não é atualmente rotulado pela EPA para uso específico em plantas de café, mas tem sido usado para controlar fungos em outras culturas, como vegetais folhosos, morango e soja.
Em março de 2021, o HDOA entrou com um pedido à EPA para uma isenção específica para permitir o uso do fungicida em plantas de café. O pedido foi aprovado em 19 de maio. Agora, os cafeicultores têm uma isenção de emergência para usar o fungicida por até um ano ou até que o uso em plantas de café seja adicionado ao rótulo do produto pela EPA e pelo produtor.
“Os cafeicultores do Havaí agora têm um método adicional para combater a ferrugem do café, que é extremamente difícil de gerenciar”, disse Phyllis Shimabukuro-Geiser, presidente do Conselho de Agricultura do Havaí. “Outros esforços para minimizar os danos e a propagação da ferrugem do café incluem quarentenas no movimento dos cafeeiros e materiais associados, a importação de cafeeiros resistentes a doenças e o desenvolvimento de estratégias integradas de controle de pragas”, completou.
A isenção permite que os cafeicultores usem o fungicida nas seguintes condições:
- Os produtores devem informar a Filial de Pesticidas pelo menos sete dias antes de usar o produto, enviando um e-mail para sec18@hawaii.gov.
- O equipamento de proteção individual deve ser usado conforme exigido pela etiqueta.
- Todas as instruções na etiqueta do recipiente, bem como na etiqueta da Seção 18 fornecida pelo revendedor, devem ser seguidas.
- Todo o uso/aplicação deve ser relatado à Filial de Pesticidas do HDOA dentro de 10 dias da aplicação.
O HDOA e a Faculdade de Agricultura Tropical e Recursos Humanos da Universidade do Havaí realizaram dois webinars em abril para informar os cafeicultores sobre o uso do Priaxor Xemium. Mais dois webinars estão planejados para junho.
O fungo responsável pela ferrugem da folha é Hemileia vastatrix, que causa desfolhamento das plantas, redução da capacidade de fotossíntese e redução do crescimento da vegetação e dos frutos.
De acordo com um estudo divulgado sobre a ferrugem do café, é a doença do café mais economicamente importante do mundo, encontrada em quase todas as regiões produtoras do grão.
As informações são do Global Coffee Report / Tradução Juliana Santin