Pelo quarto ano consecutivo, a APPCER Associação dos Pequenos Produtores do Cerrado irá premiar os associados que se destacaram na produção de cafés de qualidade superior. Os cinco primeiros colocados serão premiados com valores entre R$ 10mil a R$ 6mil, com micro lotes de 5 sacas.
O objetivo é promover os cafés produzidos por agricultores familiares certificados pelo Fairtrade. A associação espera receber um número superior de amostras em relação a última edição.
Para o presidente da Appcer, Carlos Behrend, o concurso de qualidade da Appcer é uma ferramenta de promoção dos cafés e do trabalho desenvolvido pelos 99 associados. “O concurso da Appcer é uma forma de incentivar a produção de cafés de qualidade superior pelos nossos associados e, valorizar a agricultura familiar que é a base da certificação Fairtrade. Esse trabalho tem dado resultados quando avaliamos o aumento, a cada ano, das notas de classificação dos cafés”, afirma o presidente.
Segundo a comissão organizadora, a expectativa para envio de amostras em 2018 é grande, visto que a safra 2017/2018 apresentou cafés com boa granação e bebida. Agora, é aguardar o resultado que será anunciado no dia 03 de outubro, às 18h, durante a programação do 26º Seminário do Café da Região do Cerrado Mineiro, em Patrocínio/MG.
ENVIO DAS AMOSTRAS
Os associados da Appcer poderão enviar suas amostras de café safra 2017/2018, peneiras 16/18, até 20 de setembro, na própria sede da entidade ou no setor de classificação da Expocaccer. Serão aceitos amostras do tipo 3 ou superior conforme tabela COB, café natural, peneira 16/18, com vazamento máximo de 5% na peneira 16.
FAIRTRADE (COMÉRCIO JUSTO)
Fairtrade (comércio justo) é um dos pilares da sustentabilidade econômica e ecológica. Trata-se de um movimento social e uma modalidade de comércio internacional que busca o estabelecimento de preços justos, bem como de padrões sociais e ambientais equilibrados nas cadeias produtivas, promovendo o encontro de produtores responsáveis com consumidores éticos.
Em 2010, a Appcer foi criada por agricultores familiares produtores de café na região de Patrocínio, no Cerrado Mineiro, com intuito de acessarem o comércio justo. O projeto deu certo, desde então já comercializaram cafés para Estados Unidos, Europa e Japão.
Para obterem o selo Fairtrade os produtores associados à Appcer cumprem todas as exigências necessárias quanto às leis ambientais, de produção, melhorias na qualidade de vida e gestão participativa. Os benefícios retornam mensurados em prêmios que são reinvestidos na comunidade dos produtores e também em orientação técnica, ambiental e de comercialização.
Lena Oliveira