Reunião da Câmara Técnica Setorial de Café, do Conselho Estadual de Política Agrícola (CEPA), nesta quinta-feira (4), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, contou com ampla pauta sobre regulamentação, segurança fitossanitária, certificação, projetos de inovação e políticas públicas para o setor cafeeiro.


Entre as apresentações, Edinaldo José Abrahão, gerente executivo do Polo de Excelência do Café (PEC), relatou as ações e projetos em andamento com foco em inovação e sobre as providências do Grupo de Trabalho referentes à infestação do nematoide paranaenses na cafeicultura mineira.

Sobre o risco de disseminação do nematóide, o engenheiro agrônomo do Ministério da Agricultura (MAPA), Antônio Wander Rafael Garcia, ressaltou a instalação de experimentos pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), na região de Piumhi, sob a coordenação da pesquisadora Sônia Maria de Lima Salgado. Outra medida refere-se ao mapeamento de todo o Estado para identificação das áreas com presença de nematóides, projeto de parceria entre Epamig, Universidade Federal de Lavras (UFLA) e Emater/MG. Também haverá a intensificação da fiscalização para comercialização e trânsito de mudas.

Financiamento de dívidas

O assessor técnico da Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg), Caetano Berlatto, fez uma explanação sobre a resolução 3.966 do Conselho Monetário Nacional (CMN), que prevê o financiamento de dívidas dos cafeicultores originárias de operações de crédito rural. O montante de recursos é de 300 milhões de reais, com limite de 200 mil reais por produtor, podendo ser quitado em até cinco parcelas anuais, com encargos de 6,75% a.a. O prazo para contratação vai até agosto de 2011. A resolução prevê ainda a opção de venda com preço mínimo fixado para o café, facilitando as condições para que seja quitada a dívida com o próprio produto.

Instrução Normativa 16

Em apresentação na reunião, o fiscal federal agropecuário Ademir José Abranches Monteiro esclareceu os procedimentos do Ministério da Agricultura para adequar o mercado para a Instrução Normativa 16/2010, que define o padrão oficial de classificação do café torrado em grão e café torrado e moído. Ele destacou a prorrogação da emissão do laudo sensorial até fevereiro de 2013, havendo neste período a formação de classificadores e degustadores, bem como a reciclagem de 330 profissionais já registrados no MAPA.

IFSULDEMINAS

Durante a reunião foi assinada a inclusão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), representado pelo professor de cafeicultura, Leandro Carlos Paiva, na Câmara Técnica de Café.

e Simpósio de Pesquisas Cafeeiras

O professor da UFLA, Rubens José Guimarães, aproveitou a oportunidade para fazer a divulgação da programação e convidar a todos para participarem da Expocafé, que será realizada em Três Pontas, entre 14 e 17 de junho, e do Simpósio Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras, que será realizado em Araxá, de 22 a 25 de agosto. Lembrou ainda que durante a Expocafé será realizada uma audiência pública para debater políticas para o setor.